“Ocupar a cidade” é um projeto que inclui residências artísticas, conversas, palestras e ateliers abertos às comunidades. A exposição ocorre até 16 de novembro, com entrada livre.
Fotografias retiradas do site Prata Riverside Village
A 10ª edição da exposição chega ao Prata Riverside Village, com curadoria de Ana Calçada e Gotffried Hafemann e apoio do promotor Francisco Klinger Carvalho. Desde o seu início na Alemanha em 2012, o projeto é reconhecido pela sua inovação e relevância na arte contemporânea.
O Prata Riverside Village disponibilizou cinco dos seus espaços comerciais para acolher a exposição, criando um ambiente que estimula a liberdade de expressão.
A diversidade do património e a arquitetura, em harmonia com o rio e a cidade, convidam à reflexão e despertam os sentidos.
Artistas como Thierry Ferreira, Graça Pereira Coutinho, Beatriz Horta Correia, Pedro Valdez Cardoso, Miguel Gaspar, Francisco Klinger Carvalho, Gabi Rets, Susana Piteira, Cornelia Rößler, Susanne Specht, entre muitos outros, participam na exposição.
O projeto baseia-se na reflexão – “Não há arte sem o artista, e não há o artista sem o seu meio” do filósofo Martin Heidegger, que questiona a origem da obra de arte, com o objetivo de criar um diálogo cultural e artístico que estimule a criação e promova a cultura entre os artistas e os seus países.