O design moderno encontra o charme vitoriano nesta casa de família na Califórnia.
Projeto: William Duff Architects / Fotografia: Matthew Millman / Produção: Lucy Bamman / segundo memória descritiva
O escritório de arquitetura William Duff Architects (WDA), sediado em São Francisco – cuja abordagem de design versátil é procurada por clientes particulares para moradias urbanas e propriedades rurais -, revelou um novo projeto aninhado no centro da cidade, que homenageia o passado vitoriano histórico de São Francisco, mantendo a fachada original da estrutura, enquanto transforma completamente os interiores tornando a casa contemporânea e marcante.
A fachada frontal de três andares, apresenta elementos arquitectónicos que parecem combinar características de vários estilos vitorianos. Entre eles o estilo Folk – uma referência à classe média da era vitoriana -, Queen Anne e Italianate. Elementos esses como a elevação do telhado na fachada traseira, com revestimento de madeira horizontal e as janelas de guilhotina envoltas em acabamento e entalhe. No interior, a estética moderna procurou realçar a fachada com uma paleta de branco brilhante, com toques de cinza-azulado e preto. “Esta abordagem transformou a fachada de atraentemente decorativa para impressionantemente gráfica”, referem os autores do projeto.
O programa residencial distribui-se pelos três pisos da casa. O térreo inclui uma pequena sala, uma cozinha compacta, uma casa de banho completa e uma zona para fazer exercício com acesso ao exterior.
O primeiro andar acolhe a suite principal com closet, quartos infantis e respetiva casa de banho.
O andar superior contém mais um quarto, lavabos, escritório, cozinha, área de jantar e sala de estar que se abre para um deck com vista para a cidade.
“Os vitorianos são marcadores lindos e importantes da história arquitectónica de São Francisco, mas a arquitetura patrimonial nem sempre é adequada para a vida contemporânea, particularmente em cidades onde o espaço é escasso”, explicam os arquitetos. “Acreditamos que com as nossas intervenções pensadas e interpretações do passado neste design, contribuímos para mover a história para o presente.”