No Reino Unido, uma casa modernista foi remodelada para se abrir mais aos bonitos exteriores que a rodeiam. O projeto assinado pelo escritório Ian Hazard Architects criou uma casa de família confortável e contemporânea, que foi fotografada por Scott Wicking.
Projeto: Ian Hazard Architects / Fotografia: Scott Wicking Photography
Esta é a história da remodelação e ampliação de uma casa construída por arquitetos no estilo moderno de meados do século, e localizada num terreno arborizado com um declive acentuado, num subúrbio tranquilo, no Reino Unido.
O projeto, assinado pelo escritório de arquitetura Ian Hazard Architects, foi feito numa colaboração próxima com a cliente, a designer de interiores Lucy Clarke-Bishop.
O grande objetivo da remodelação era o de criar uma casa de família confortável e contemporânea, que mantivesse o estilo da residência original e permitisse que a família se relacionasse com os bonitos exteriores que envolvem a propriedade.
Poucas alterações foram feitas na casa desde a sua construção. Como tal, ela manteve muito dos detalhes e materialidade modernos originais de meados do século. E embora não fosse uma propriedade classificada, todo o trabalho feito pelos arquitetos teve uma base de respeito e contenção.
“Procurámos preservar o máximo possível do design moderno original de meados do século da propriedade. A intenção era que as nossas novas intervenções arquitectónicas e interiores fossem levemente tocadas e profundamente consideradas, na esperança de que parecessem que sempre estiveram lá“, contam os autores do projeto.
Embora a propriedade original oferecesse uma forte relação visual com a paisagem ao redor, ela oferecia pouco em termos de conexão direta e física com o jardim aos fundos. Os principais espaços de convivência e sociais foram separados da paisagem, como resultado do declive acentuado. Nesse sentido, foi pensada uma ampliação a tardoz, que vai ao encontro do jardim.
Esta nova extensão acolhe a cozinha, a sala de estar e a área de jantar, permitindo que a família passe o seu tempo livre a relaxar nas proximidades dos espaços exteriores.