Por a 19 Novembro 2024

Um casal com dois filhos pequenos, comprou este apartamento ainda numa fase de construção, o que lhes possibilitou acrescentar um andar e torná-lo num duplex. Veja como.

Projeto: Escala Arquitetura / Fotografia: Juliano Colodeti

Um casal com dois filhos (de 6 e 8 anos), comprou este apartamento quando o prédio ainda estava em construção e, pouco tempo depois, surgiu a possibilidade de acrescentar o segundo andar para aí acomodar a suite principal, com a respetiva casa de banho, um closet e ainda um escritório, totalizando 400m2.

O projeto foi encomendado às arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, da Escala Arquitetura e contemplou a remodelação e decoração do piso inferior, permitindo-lhes definir o layout da planta. “O acréscimo do piso superior possibilitou a remoção de duas casas de banho, um quarto e um closet previstos para o piso inferior. Com isso, foi possível deixar a cozinha mais espaçosa e aberta para a sala – um pedido do marido, que adora cozinhar -, e criar um quarto de brincar no lugar do antigo quarto, também integrado à sala e à varanda posterior, que acabou por se tornar numa segunda sala da família”, conta Patricia.

Segundo as arquitetas, o conceito do projeto para o piso inferior foi pautado pela ideia de conexão. A partir da área social e da cozinha, por exemplo, é possível ver o quarto de brincar. Já dentro da cozinha, o backsplash espelhado ao longo de toda a bancada com cuba dupla mantém a vista do exterior sempre no campo de visão.

Na decoração, algumas peças já faziam parte do acervo dos clientes e foram aproveitadas na nova residência, como a cristaleira antiga na sala, os quadros perto da escada e o sofá em ‘L’ da zona de estar. De resto, é tudo novo. “O sofá norteou tanto o layout da sala como a escolha dos móveis novos, que precisavam de ‘dialogar’ com ele, tanto pela estética como pela proporção”, explica Carolina.

No que diz respeito à escolha das cores, como os clientes queriam uma casa alegre, repleta de objetos coloridos, para não pesar visualmente nem cansar com o tempo, as arquitetas adotaram paredes brancas, projetaram uma escada com uma estética leve (executada em serralheria branca, com degraus e corrimão de madeira) e pontuaram com cor os adornos, alguns móveis e, em especial, o painel de marcenaria em laca verde, que vai da área de jantar ao quarto de brincar e mimetiza a porta de acesso aos quartos dos filhos. “Partimos de tons extraídos da natureza, como o verde e o azul, e complementámos com vermelhos e alaranjados, como o imenso tapete da zona de estar”, finaliza a arquiteta Patricia Landau.

0
Would love your thoughts, please comment.x