Por a 13 Novembro 2024

Procurando um equilíbrio entre preservação histórica e funcionalidade, João Tiago Aguiar assina o projeto de arquitetura deste apartamento nos Anjos, em Lisboa. As fotografias são de Fernando Guerra.

Projeto: João Tiago Aguiar / Fotografia: Fernando Guerra

A renovação deste apartamento dos anos 40 no centro de Lisboa, redefiniu completamente o demasiado compartimentado layout original.

Inicialmente, o apartamento consistia em várias pequenas divisões interiores. A renovação concentrou-se em criar um espaço mais aberto e fluido, unindo os três compartimentos voltados para a fachada principal numa grande área social que inclui uma cozinha aberta para as salas de jantar e de estar.

As antigas áreas da cozinha e da sala foram transformadas num quarto e em duas suítes, cada uma desenhada para uma vida mais contemporânea e actual. Além disso, uma lavandaria e uma instalação sanitária completa foram incorporadas no novo layout, adicionando funcionalidade sem sacrificar a estética.

Detalhes arquitectónicos originais foram cuidadosamente preservados e restaurados à sua antiga glória. Estes elementos clássicos foram complementados por elementos contemporâneos que se adicionaram, como uma porta pivotante forrada a espelho de ambos os lados no final do corredor e carpintarias desenhadas à medida, criando uma harmonia entre o antigo e o novo.

Uma das mudanças mais significativas foi a transformação da antiga cozinha em duas instalações sanitárias completas. Entretanto, a única instalação sanitária original do apartamento foi redesenhada para uma espaçosa casa de banho da suíte principal, com chuveiro e banheira, oferecendo um toque moderno e luxuoso.

A iluminação teve um papel crucial no redesenho, com um esquema de iluminação pensado para realçar tanto as características originais como os elementos mais contemporâneos. Esperamos que deste equilíbrio entre preservação histórica e funcionalidade para dar resposta às vivências actuais resulte um espaço de habitação elegante, confortável e visualmente atraente.

0
Would love your thoughts, please comment.x