Por a 20 Novembro 2024

Localizado num edifício da década de 1960 situado entre San Giovanni e Pigneto, em Roma, o 02A Studio criou um apartamento que combina opostos, que celebra a herança e brinca com a ironia. É a casa da influenciadora italiana Martina Pinto e do diretor criativo Alessandro Poggi. As fotografias são de Giulia Natalia Comito. 

Projeto: 02A Studio / Fotografia: Giulia Natalia Comito

O mais recente projeto do coletivo 02A Studio é a nova casa da influenciadora italiana Martina Pinto e do diretor criativo Alessandro Poggi. Localizada num edifício da década de 1960, localizado entre San Giovanni e Pigneto, em Roma, o apartamento foi outrora propriedade do designer Valerio Ciampicacigli – que criou os interiores originais -, e mescla hoje a estética crua do brutalismo com a vibração lúdica da arte pop, criando um diálogo dinâmico de contrastes.

“Este projeto incorpora uma fusão perfeita de dois mundos”, diz Marco Rulli, cofundador do 02A Studio ao lado de Thomas Grossi. “Adoro casas com uma história para contar, e esta, com seus padrões em camadas e móveis excêntricos, reúne diferentes identidades de uma forma que parece inesperada e harmoniosa.”

No projeto, o 02A Studio preservou a sala de estar de plano aberto e reimaginou os quartos para atender às novas necessidades funcionais da família. No apartamento de 120 m², foi criada uma suíte master com casa de banho privativa e closet, além de um quarto para a filha Polly e uma área de serviço separada.

O objetivo era infundir o espaço com elementos distintos que refletissem a personalidade e a estética dos clientes e, ao mesmo tempo, honrar o espírito do projeto do proprietário anterior. Assim sendo, o 02A Studio, juntamente com os clientes, procuraram um equilíbrio entre o estilo bruto e minimalista da Ciampicacigli e o seu amor por padrões geométricos, tons pastéis e uma certa suavidade. O resultado é uma interação impressionante entre superfícies brutas e robustas e materiais mais suaves e brilhantes.

A cozinha embutida, adornada com azulejos leitosos, estende-se em direção às grandes janelas, enquanto um pilar de betão exposto chama a atenção como ponto focal da área de estar. Esse espaço é dividido numa área de jantar elevada com uma plataforma de madeira e um lounge onde o piso de terraço original dos anos 1960 aparece através do revestimento em resina da Cemento di Luna.

A justaposição de materiais e texturas tão variados define os espaços, acrescentando personalidade e profundidade ao ambiente. Outro elemento característico do projeto é o uso de decoração de parede, como as riscas horizontais lilás no corredor, que habilmente escondem um armário de lavandaria.

Com piso de carpete azul-claro e decorado com papel de parede Murals, o quarto adota uma estética de desenho animado, onde cada canto apresenta linhas sinuosas e estofamentos generosos, além de móveis e cortinas cuidadosamente selecionados, criando uma sensação de aconchego e conforto.

A casa de banho da suíte exemplifica como os contrastes podem criar harmonia. A entrada, emoldurada por um portal ondulado em verde pastel, leva ao balcão do lavatório, com uma penteadeira de madeira canelada rosa. Uma divisória elegante de ferro e vidro acrescenta privacidade às zonas funcionais sem sacrificar o apelo estético.

Marco Rulli continua: “Reunir elementos brutalistas com a sensibilidade pop dos clientes foi o maior desafio para nós. Foi fundamental encontrar o equilíbrio certo entre o caráter robusto do interior existente e os novos elementos decorativos. O resultado é um apartamento único que não apenas reflete as personalidades dos seus proprietários, mas também permanece totalmente funcional para a vida familiar.”

0
Would love your thoughts, please comment.x