Por a 21 Novembro 2024

Este projeto do escritório Natan Hostins Design, integra sofisticação e funcionalidade a um apartamento de 170 m² que se desejava fluido e adaptável. O projeto adaptou a planta original, transformando cada ambiente numa expressão única de conforto e estilo. As fotografias são da autoria de Ver.so Duo.

Projeto: Natan Hostins Design / Fotografia: Ver.so Duo / segundo memória descritiva

O escritório Natan Hostins Design assina a remodelção deste apartamento para um jovem casal – ela stylist e ele advogado. Com foco nas necessidades específicas dos clientes, o projeto adaptou a planta original, transformando cada ambiente numa expressão única de conforto e estilo.

Os clientes desejavam um espaço fluido e adaptável, tanto para momentos de festa quanto para o uso diário, considerando também a presença de Barthô, um Golden Retriever de 40 kg que precisa de espaço para se movimentar.

O hall de entrada, desenvolvido em formato de “U” com cantos arredondados, possui iluminação indireta, o que cria uma atmosfera acolhedora e única. A partir deste espaço, o visitante é levado a explorar a área social que revela surpresas a cada passo. O porcelanato Lombarda Viva Avorio da Portobello foi a peça principal escolhida para guiar o projeto, equilibrando o rústico e o sofisticado em toda esta área. 

Na sala de TV, o painel de madeira abriga uma cristaleira embutida com uma porta mimetizada, que pode ser usada como apoio em dias de festas. O espaço, concebido em tons neutros, ganha vida com um sofá terracota, que contrasta com a lareira em mármore Verde Guatemala. Ao lado, um cantinho dedicado ao vinil oferece uma mistura de música, literatura e objetos de arte. Um passeio por várias épocas, mas totalmente conectado ao mundo contemporâneo. 

O home office foi reposicionado ao lado da sala de TV, onde originalmente ficava a cozinha, o que permitiu otimizar a ventilação cruzada do apartamento e acrescentar maior profundidade ao espaço. Um detalhe do ambiente é o móvel “solto” no centro da estante, projetado para armazenar vinhos, charutos e bebidas quentes, ambos foram desenhados pelo escritório. A mesa embutida, em Granito, São Gabriel Escovado, foi idealizada para trabalhos rápidos, como responder e-mails ou realizar reuniões pontuais. 

O piano elétrico, adquirido inicialmente pelo cliente, que toca desde a infância e circula por diversos géneros musicais, do jazz ao country norte-americano, passou a ser partilhado com a esposa, que também se apaixonou pela música e atualmente toca em momentos de lazer. Apaixonados por peças vintage, o casal também trouxe  do antigo apartamento uma cômoda, um carrinho de chá, estátuas e baús, que se misturam aos ambientes e contam as suas próprias histórias. 

A nova cozinha foi colocada próximo da grande janela principal, onde a churrasqueira a gás também foi integrada a fim de privilegiar a ilha central em formato orgânico, que tem uma bancada em Mármore Taj Mahal, assim como os nichos e a bancada, que complementam o design elegante e fluido do ambiente.

Um dos principais destaques do projeto é a inversão da posição da casa de banho da suíte principal e do closet. As paredes internas apresentam cantos arredondados, revestidas com cerâmica da Portobello, e um nicho curvado para colocar o shampoo e cosméticos relaciona-se com a zona de chuveiro de uma forma harmoniosa. 

Para criar uma relação visual entre o quarto e a casa de banho, a parede foi revestida com painéis de madeira com uma abertura em vidro que adiciona um toque de elegância. Já a parede da cabeceira é revestida com Quartzito Branco Paraná. A escolha da cama foi dos próprios clientes, que procuravam um design que os abraçasse e ao mesmo tempo se relacionasse com as formas orgânicas das paredes.

O lavabo, discretamente oculto por uma porta painel, é revestido com um papel de parede Borastapeter, da Select Paper, que se estende até ao teto e cria a sensação de uma caverna ou floresta. A iluminação suave atrás do espelho acrescenta profundidade e a luminária da bancada gera uma luz acolhedora. O ambiente foi desenvolvido para ser um espaço de contemplação, como uma oportunidade de sair do quotidiano e entrar num mundo fictício.

0
Would love your thoughts, please comment.x