Por a 12 Dezembro 2024

Chama-se Pacific House e resultou de uma remodelação e ampliação de uma casa dos anos 90, localizada numa falésia. Alexander &CO assina o projeto que a transformou numa habitação familiar contemporânea, com um design vernacular inspirado na história europeia de origem do cliente, nos aspetos práticos da vida familiar e na proximidade com o oceano. As fotografias são de Anson Smart.

Projeto: Alexander &CO / Fotografia: Anson Smart / segundo memória descritiva

A Pacific House é uma remodelação e ampliação de  uma habitação existente numa falésia, com estrutura de betão e datada dos anos 90. O escritório de arquitetura e design Alexander &CO. (A&CO.) assina o projeto que voltou a planear a habitação, acrescentando-lhe equipamentos exteriores, trabalhos paisagísticos, uma piscina, portas e janelas exteriores, revestimentos, entradas, decks exteriores, fachadas e pérgulas.

A casa de cinco quartos foi transformada numa habitação familiar contemporânea, materialmente rica e performativa, com um design vernacular inspirado na história europeia de origem do cliente, nos aspetos práticos da vida familiar e na proximidade com o oceano.

“A Pacific House exigiu um replaneamento fundamental do edifício. Embora originalmente construída em alvenaria, muito antes do escritório A&CO. ter sido contratado para a sua consultoria, foi mal planeada e deslocada das suas vistas, dos seus jardins e das suas lógicas de habitação. O cliente, uma família jovem e profissional, exigia que a casa tivesse capacidade para acolher os seus filhos e os desafios funcionais de uma vida familiar“, explica o escritório.

O cliente é um defensor de longa data da prática da A&CO. e este trabalho representou uma oportunidade para personalizar a sua história na sua própria casa. A&CO. decidiu que a casa deveria ter dois lados: o lado da cozinha e do jardim, incluindo uma piscina, e o lado da vista. Assim, o projeto foi orientado de forma a permitir às crianças comer, nadar e brincar, e depois aos adultos a contemplação da vista sobre o oceano.

Modificada dentro das restrições estruturais, a piscina foi localizada numa antiga escavação do caminho de acesso. “O recanto do pequeno-almoço tem vista para o comprimento da piscina e cria uma ‘loucura’ dentro da formalidade neoclássica do plano geral. A casa é uma combinação de contemporaneidade e neo-classicismo, mas mantém a sua juventude“, explica A&CO.

Por fora, as fachadas brancas e texturizadas criam um pano de fundo sobre o qual contrasta uma vegetação verde e fluida. Terraços, jardins, varandas sobressaem do conjunto. A casa é hoje uma versão mais suave e mais acessível do que era, apesar da sua mística dos anos 90 não ter sido totalmente abolida. Torna-se uma espécie de monólito de inspiração mediterrânica em verde drapeado.

No interior existem cinco quartos, um quarto de hóspedes no piso inferior, uma sala de estar e de jantar, um recanto para pequenos-almoços e uma cozinha que se abre para o jardim das traseiras e para a piscina.

Algumas restrições, como a altura do pé direito, exigiram que novas vigas de aço suportassem aberturas de maiores. As paredes de alvenaria existentes exigiram que a A&CO. jogasse com os constrangimentos estruturais, e as dimensões das salas assumiram geometrias cuidadas. A paleta de cores é rica em texturas, mas tende a ser monocromática.

O diretor da A&CO, Jeremy Bull comenta: “Estes projectos são como dar nova vida a algo. A casa era substancial na sua estrutura, mas desprovida de espírito e certamente ausente de qualquer utilidade operacional. O edifício está de novo a respirar e bem vivo. Sente-se ao mesmo tempo no passado e no presente. Envelhecido e contemporâneo. Pronto para uma nova família e para os seus próximos 30 e tal anos, espero.”

0
Would love your thoughts, please comment.x