As exigências de uma família em crescimento ditaram a necessidade de adaptar uma casa existente aos novos desafios. O estúdio Twobytwo Architecture foi o escritório escolhidos para dar nova vida a uma casa já adorada. O resultado é o que se pode ver nas imagens que se seguem, da autoria de Hayden Pattullo.
Projeto: Twobytwo Architecture Studio / Fotografia: Hayden Pattullo
“Os nossos clientes adoravam a sua casa original, adornada com janelas ecléticas, tetos altos, um exterior colorido e um layout pouco convencional que transbordava de charme histórico. No entanto, à medida que a sua família se expandia, a adorada casa já não se adaptava às suas necessidades”, começa por explicar o escritório de arquitetura Twobytwo Architecture Studio.
Foi essa a razão que levou os proprietários desta casa a recorrerem ao estúdio com a ideia de dar uma nova vida ao espaço através de uma renovação, concebida para alargar o piso principal e transformar o sótão num segundo andar. No entanto, após uma inspeção mais aprofundada, tornou-se claro que as fundações existentes não podia suportar um peso adicional, e alcançar a eficiência energética desejada dentro da estrutura original revelou-se impraticável.
Face a estes desafios, foi tomada a decisão de reconstruir o edifício com o objetivo de manter as caraterísticas da estrutura original. O estúdio Twobytwo desenvolveu o projeto no sentido de homenagear a casa original, introduzindo ao mesmo tempo um conjunto de atualizações modernas, juntamente com a melhoria da eficiência energética.
A nova construção integra-se perfeitamente na vizinhança, mantendo a altura da estrutura anterior e incorporando mansardas para maximizar o espaço e enquadrar as vistas das montanhas circundantes. O piso superior apresenta tetos abobadados suportados por portais de aço, criando uma sensação de expansão.
O interior da casa apresenta uma paleta quente de madeiras e toques de cores vibrantes. Uma passagem fechada, revestida a cedro, serve de ligação perfeita entre os espaços interiores e exteriores. Esta passagem funciona como uma zona de transição, fazendo a ponte entre as áreas mais funcionais da casa e os espaços de convívio.
Por toda a casa, os azulejos coloridos e a argamassa dão um toque lúdico, enquanto a cozinha e a área de jantar exibem carpintaria personalizada. Uma banqueta acolhedora proporciona um espaço de boas-vindas para toda a família se reunir.