Rejuvenescer uma casa de família, que atravessa gerações, combinando antiguidades com peças de design contemporâneo e mobiliário de meados do século foi o desafio do atelier de Gabriela Gargano.
Projeto: Gabriela Gargano / Fotografia: Trevor Parker / segundo memória descritiva
Uma casa de estilo americano tradicional dos anos 30 parece ser um espaço improvável para o encontro entre as antiguidades britânicas e o mobiliário de meados do século. Mas foi isso que o Estúdio Grisoro conseguiu, atendendo aos desejos de Kit e Will, pais de três crianças pequenas, bem como às vontades e necessidades dos pais de Kit, nesta casa multigeracional.
Depois de terem trabalhado para os mesmos clientes na sua casa em Southport, Connecticut, o casal confiou à empresa de arquitetura de interiores uma certa flexibilidade relativamente às escolhas de design. Os clientes queriam respeitar o charme clássico da casa, confrontados com uma série de construções, mais recentes, naquela mesma zona, que carecem desta qualidade.
A casa já havia sido objeto de muitas adições, o que resultou numa falta de sinergia entre vários dos seus espaços. A seleção de uma planta mais fluida, a unificação de estilos de portas incompatíveis e a renovação de esquemas de cores pobres foram as principais prioridades para melhor servir as necessidades da família e tornar a casa coesa.
A sala de estar tem um efeito ligeiramente sombrio e estudioso, com as paredes, a moldura da coroa e as estantes embutidas pintadas em azul Hague. Um tapete xadrez em tons neutros e bancos com padrões acrescenta um toque divertido.
A sala de estar alberga três ambientes de estar distintos — uma seccional para lugares casuais, um espaço de estar central e uma mesa de jogos com um bar para entretenimento. Tal como o resto da casa, a sala apresenta uma variedade de mobiliário de diferentes épocas. Peças de Milo Baughman e Paul McCobb repousam ao lado de uma cómoda de herança e o armário de bar decorativo DeCoene acentua o espaço de entretenimento. A lareira com mini-colunas ornamentadas é a peça central da área de estar, logo à entrada da casa. O estúdio Grisoro também adquiriu peças vintage e distribui-as em toda a casa, personalizando-as.
A sala de jantar sugere um charme sofisticado e rústico. Um candelabro branco e dourado ilumina as paredes forradas de tecido da sala, o chão de madeira escura e um conjunto de jantar completo com cadeiras Cassina Leggara. O aparador Paul McCobb restaurado, que apresenta o modelo em gesso do século XVIII, está colocado por baixo de um espelho, fazendo lembrar a Era Dourada. O ateliê manteve a parede espelhada original do lavabo social e renovou o restante espaço com papel de parede apelativo, um toucador Drummonds personalizado, arandelas da Urban Electric e um espelho ao estilo de Gio Ponti.
Janelas e portas francesas envolvem o quarto principal. Para ocultar a sua assimetria devido ao teto abobadado, foram adicionados cortinados para suavizar as linhas rígidas. A casa de banho principal é um oásis: o seu chão axadrezado, parcialmente desbotado, e as paredes limpas evocam uma tranquilidade clássica. O duche é igualmente belo e discreto, revestido com mármore preto. Outro artefacto, a escultura Figural Nude Sculpture in Carrera Marble de Eugene Gauss, de 1974, repousa sobre uma mesa de apoio geométrica em madeira.
O trabalho do estúdio nesta casa prova que a exploração e a fusão de estilos numa casa podem valer a pena. A sua estética baseia-se numa abordagem contemporânea ao design intemporal. Ao fazer referência ao passado, ao presente e ao futuro, o estúdio cria interiores elegantes e habitáveis, atuais e rejuvenescidos, mas perduram (e podem evoluir) ao longo do tempo.
Fundado por Gabriela Gargano em 2016, o estúdio oferece soluções de design de interiores integrais, que vão desde o mobiliário interior e arte, a renovações em grande escala e novas construções. Gabriela Gargano é uma designer de interiores autodidata e fundou o estúdio após uma carreira em finanças. Combina uma profunda paixão pela arte e pelo design com o processo e a execução. A sua infância foi passada mergulhada nas artes criativas e desenvolveu-se ainda mais na faculdade através de uma licenciatura em História da Arte e Arquitetura. A curiosidade sem fim permitiu-lhe aprender empiricamente sobre construção, design de mobiliário, restauro e têxteis, conhecimentos que ela partilha com os seus clientes ao longo do processo de design através de uma colaboração ativa, da descoberta e de uma experiência verdadeiramente personalizada.