O mais recente projeto do designer e arquiteto Rudy Guénaire é um restaurante em Reims, França, da marca da qual é fundador e diretor criativo, a PNY. Inserido no edifício centenário Halle du Boulingrin, o projeto assume-se como uma ode à Califórnia modernista e transporta-nos para as bonitas casas de Schindler ou Eames.
Projeto: Rudy Guénaire / Fotografia: Ludovic Balay / segundo memória descritiva
Situado num fascinante edifício com 100 anos de idade (Halle du Boulingrin, 1929), e com janelas salientes voltadas para sul, o mais recente restaurante da cadeia PNY é uma ode à Califórnia modernista. O projeto, assinado pelo fundador e diretor criativo da marca, Rudy Guénaire, que é também designer e arquiteto, utiliza painéis de madeira escura e clara, unidos com silicone de cor creme, que se alternam para revestir as paredes de 7 m de altura. O resultado lembra as bonitas casas de Schindler, de Eames e alguns dos preciosos interiores da década de 1920.
No teto, gigantescas faixas de tecido amarelo-dourado marcam o horizonte como uma série de ondas perfeitas ou os raios de um sol que brilharia para sempre.
As divisórias de banqueta rescrevem as das finas brasseries parisienses da belle époque. Tornam-se simplesmente sensuais, laqueadas em azul e cobertas com uma luminária de alumínio polido. As centenas de pequenos furos tornam-se estrelinhas conforme a noite cai no restaurante e a luz desaparece.
Inspirado pela janela de canto inventada por Frank Lloyd Wright no século passado – que fez com que os cantos de algumas casas Californianas desaparecessem – Rudy Guénaire desenhou os espelhos do restaurante de uma forma angular.
No céu do bar, três enormes candeeiros em forma de bola giram lentamente como estrelas alaranjadas. No bar, as luminárias com a sua linguagem mais modernista, foram desenhadas em exclusivo para o projeto.
A cadeira Wavy, também projetada para o projeto, é inspirada nos cachos loiros salgados dos surfistas de Mavericks, perto de Half Moon Bay, ao sul de São Francisco. Ela é num tom amarelo pastel e a sua estrutura tubular, típica do período Bauhaus, ondula e salta sob pressão.