A Feira Internacional de Mobiliário e Iluminação de València, que integrou a Textilhogar e a Espacio Cocina SICI, aconteceu de 30 setembro a 03 outubro últimos, em València, Espanha. Mostramos-lhe alguns dos nossos favoritos, que acreditamos que vão dar que falar em 2025.
Fotos: Alberto saizllop e Eduardo Manzana
A Feira Internacional de Mobiliário e Iluminação de València, levou ao palco muitas novidades, nesta que é a principal montra internacional da indústria espanhola para a casa, o retalho e a hotelaria, com uma vasta gama de mobiliário, iluminação, decoração, estofos e descanso.
A feira, que aconteceu de 30 setembro a 03 outubro, integrou a 58ª edição da Feira Internacional de Mobiliário, a 55ª edição da Feira Internacional de Iluminação, a 20ª do NUDE, Salão de Jovens Talentos, a 52ª edição da Feira Internacional de Têxteis para o Lar e Decoração e a 5ª Feira de Mobiliário e Equipamento de Cozinha.
Mobiliário, iluminação, decoração, mobiliário e acessórios de exterior, artigos para o lar, revestimentos de arquitetura e de design de interiores e o salão NUDE de jovens designers juntaram-se, no mesmo espaço, aos têxteis para o lar (cama, banho, cozinha e mesa), tapetes e carpetes, tecidos para estofos e decoração, cortinados e acessórios, entre outros, bem como aos móveis de cozinha, eletrodomésticos, bancadas, lava-loiças, torneiras, iluminação, exaustores, aparelhos de encastrar, acessórios, móveis auxiliares, utensílios de cozinha e software, em 96.000 m² de superfície total de exposição.
Estiverem presentes 384 expositores diretos e 655 empresas representadas — 79% de expositores espanhóis e 21% de expositores estrangeiros. Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Itália, Lituânia, México, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia e São Marino foram os países representados.
Descubra alguns dos nossos favoritos vistos nesta feira.
1. Lily, nova luminária da Vibia, em várias versões – teto, mesa e pé.
2. Brut, do coletivo Flic para a Annud, redefine o conceito de brutalismo, caracterizado por uma presença imponente, reinterpreta-o através de formas suaves e arredondadas. Um jogo de contrastes entre a solidez formal e a fluidez da curva num sistema modular criado para reinventar o espaço de uma forma versátil e funcional.
3. Nigiru, por Dibloo Estudio para a Annud, pufe inspirado na gastronomia japonesa. Uma peça que combina um design moderno e fresco com materiais de alta qualidade, dando origem a um design único que transcende as tendências.
4. Volta, Memphis Style, da Estiluz, edição limitada já à venda de 55 unidades numeradas, comemorativa do 55º aniversário da marca.
5. Peças da nova coleção da Blasco & Vila, desenhadas e feitas artesanalmente em Moixent (València) com máxima atenção à qualidade e sustentabilidade.
6. Da Expormim, Obi, por Ludovica+Roberto Palomba, estrutura em alumínio injetado 100% reciclável e perfis extrudidos. A linha também integra um novo sofá-cama e a possibilidade de estofar com os novos tecidos Sunbrella® Premium Sling.
7. Da Expormim, Cadenza, por David López Quincoces, onde o ratã é de novo o ponto de partida e o eixo central do projeto. A Cadenza inspira-se na tradição consolidada deste material tão bem representado pela Expormim e nas soluções inovadoras obtidas.
8. Jumbo, por Ramón Esteve, para a Lebom, inspirado no lendário sofá Chester, baseia-se numa reinterpretação contemporânea deste design clássico de origem inglesa, uma peça de referência nos clubes da alta sociedade londrina da Inglaterra vitoriana.
9. Da Ferreira de Sá, Textured Edition, tapete Blissful Khaki, peça versátil com padrão subtil e texturizado em tons de verde caqui, para adicionar uma camada de profundidade e calor ao espaço.
10. Coleção de mobiliário de exterior Topos, da Isimar, vista pela primeira no Salão do Movel de Milão, e apresentada na feira espanhola, Habitat València. Desenhada pelo Zaha Hadid Architects, é inspirada no conceito geográfico de topografia, fabricada em aço galvanizado, escolhido pela sua durabilidade. O aço é 100% reciclado e os componentes de cada peça podem ser recuperados e reutilizados ou reciclados após atingirem o fim da sua vida útil.
11. Tibo, da Mobboli, uma das 3 coleções apresentadas pela primeira vez na feira de València, constituída por pufes e mesas de apoio, desenhada pelo estúdio Arnau Reyna. Os pufes estão disponíveis em três tamanhos, combinados com diferentes estruturas metálicas, com ou sem rodas semi-ocultas. As mesas de apoio, disponíveis em três tamanhos, estão disponíveis num número generoso de acabamentos e combinações.
12. Coleção de mesas Kurt, com pé fabricado por moldagem rotativa, em polietileno 100% reciclável (PE), por Patrick Norguet para a Mobboli. A sua versatilidade, a facilidade de transporte, a possibilidade de ser discretamente eletrificada e as múltiplas combinações com tampos de diferentes tamanhos, formas e acabamentos, fazem dela a escolha perfeita para todos os tipos de espaços.
13. Linen, coleção inspirada no mármore Travertino, nas cores Cloud e Desert, em placas de 12 mm de espessura, 150×320 cm, para utilização em bancadas de cozinha com acabamento Shaped. Faz parte da gama Elevate, da Museum Surfaces.
14. Cadeira da Mooma Design, fabricada em materiais que garantem durabilidade e sustentabilidade, onde se incluem Olefina, fibra sintética resistente aos raios UV, impermeável, respirável e reciclável, teca, nova e reciclada, rattan sintético, feito de polietileno, para uma resistência superior.
15. Coleção GEA da Senttix, colchões que privilegiam a saúde, a beleza e o bem-estar do ponto de vista do sono. A gama não inclui espuma de poliuretano, TDI, polióis, químicos voláteis, apenas materiais que são saudáveis para as pessoas e para o ambiente, e todos devidamente certificados (Oeko-Tex® Standard 100, algodão com certificação GOTS e Vegan).
16. Da Omolette Editions, Bolet, por Omayra Maymó, inspirado no mundo dos cogumelos, o pequeno cadeirão cabe em qualquer canto. A sua simplicidade só é alterada por um toque elegante: o botão alongado no centro, que caracteriza o seu design, funcional e esteticamente.
17. Da gama Green Edition, da Resol, fabricada com materiais 100% reciclados e recicláveis fruto da proximidade da unidade de produção a uma zona de paisagem protegida de grande beleza.
18. Conica, da especialista italiana em iluminação Rimani, combina duas formas para obter um objeto ‘steampunk’, um passado torneado à mão, com outra montagem tecnológica manual para uma “lanterna” móvel, que, como um “Diógenes” do nosso tempo, continua à procura da verdade e do homem que criará novas inspirações.
19. Tapete Grid, da coleção Parallel, da Alfombras Veo Veo, com design do estúdio EdeEstúdio, colaboradores de longa data.
20. Mesa de apoio Hiru da Treku, pelo estúdio de Manel Molina. Treku que significa ‘três’ na língua basca, porque são três os suportes desta peça. Mas também são três o número de tamanhos e modelos disponíveis.
21. Coleção Cestat, do Estúdio Santiago Sevillano, para a Isimar, fabricada em alumínio, revestida a pó de poliéster, para uma utilização intensiva e resistentes às intempéries. Os materiais são 100% reciclados e recicláveis, e ambientalmente responsáveis.
22. No seu regresso à Feria Hábitat València, a Vical, empresa valenciana de mobiliário e decoração, com mais de 70 anos de experiência, apresentou a nova coleção Nara, desenhada pelo estúdio Francesc Rifé.
23. A coleção Milos marca a primeira colaboração da Vondom com o designer francês Jean-Marie Massaud e exemplifica a fusão harmoniosa de simplicidade e funcionalidade em mobiliário de jardim requintado. A Milos foi recentemente distinguida com o Reddot Design Award 2024.
24. Nusa, da Zavotii, uma das coleções apresentadas na feira, agora na sua versão em alumínio, em colaboração com a About Design. Composta por uma poltrona, um cadeirão, um sofá e um banco, esta nova série apresenta uma estrutura de alumínio com tecelagem de medula de vime natural. A cadeira Morgan, modelo neutro e versátil para os mais variados espaços, tem uma estrutura em alumínio e assento e encosto em cordão entrançado.