Ricardo Abreu assina o projeto de transformação total deste apartamento, que é a casa de uma família composta por quatro pessoas, e que tinha como premissa introduzir a cor laranja na decoração. As fotografias são de Renato Navarro.
Projeto: Ricardo Abreu / Fotografia: Renato Navarro
Esta é a casa de um casal de químicos, pais de um casal de filhos gémeos, que tinham como desejo principal, inserir a sua cor preferida – o laranja -, na decoração, adicionando-lhe uma forte componente visual, mas sem deixar que fosse aconchegante.
A transformação total do apartamento foi levada a cabo por Ricardo Abreu, que segundo conta, tinha um quarto de serviço e uma casa de banho onde hoje é a sala, que foram demolidos para ampliar a zona de sala de jantar e incluir um escritório que pudesse ser fechado ou integrado.
A cozinha foi mantida fechada e a antiga casa de banho de serviço deu lugar a uma despensa. Os três quartos foram preservados, mas um dos lavabos foi revertido de um quarto para o outro.
De acordo com Ricardo Abreu, a inspiração partiu da escolha da cor alaranjada que predomina na decoração. Por se tratar de uma cor forte e dominante, só depois da definição do tom ideal é que foi possível definir os demais materiais e revestimentos.
“Assumimos que a cor escolhida predominaria nas áreas sociais e se relacionaria com cores complementares nos quartos. Desta forma, sala de estar e jantar, escritório e cozinha ganharam paredes e tetos pintados na mesma cor, o quarto do casal recebeu um amarelo intenso, e o quarto de hóspedes –que também é um segundo escritório- tem as paredes cobertas por um amarelo num tom mais suave”.
O ponto de partida, explica o arquiteto, foi resolver todas alterações em planta, para que pudessem ser criadas perspetivas visuais explorando a cor predominante do projeto. Como a cor laranja já era suficientemente forte e dominante, Ricardo Abreu utilizou poucos materiais para os revestimentos. Por exemplo, foi aplicado em todo o pavimento um mesmo revestimento vinílico que também se repete na parede e no teto da sala de estar.
Como peças destaque, Ricardo Abreu sublinha o sofá Mitte em veludo azul marinho, o tapete em tear manual tingido de vermelho e o design lúdico do banco Cilindros do Murilo Weitz, porque todos ‘conversam’ com toda a estética colorida do apartamento.