EXPONOR recebe primeira edição da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design, que acontece de 26 de fevereiro a 1 de março. Esta edição inaugural conta com o espaço “From Concept to Creation” onde estarão em destaque algumas das criações mais notáveis de Darono, João Bruno, Cruz Malheiro, Vanessa Barragão, Macheia e Gárgula Gótica.
A Fileira Casa Portuguesa (mobiliário, iluminação, têxteis-lar e utilidades domésticas) – que registou em 2023 um volume de negócios de 4.423 milhões de euros (2.859 M€ em exportações) -, está a trabalhar intensamente para encontrar novos produtos, nichos e rotas no mercado (inter)nacional, e o caminho está a ser trilhado com a ajuda de uma nova geração de criadores, alguns dos quais presentes na edição de estreia da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design, que acontece na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 26 de fevereiro a 1 de março.
Este será um momento onde será possível constatar como os designers que decoram muitos dos interiores de espaços residenciais e de hotelaria estão a unir materiais e técnicas tradicionais a desenhos contemporâneos, criando assim linguagens estéticas singulares, com grande incorporação de valor e evidentes fatores distintivos.

É o caso de João Bruno – Handmade in Portugal, Darono, Vanessa Barragão, Cruz Malheiro Studio, Macheia e Gárgula Gótica, criadores talentosos, alguns dos quais reconhecidos internacionalmente, convidados especialmente pela organização, sob curadoria do designer André Teoman, para estarem em destaque no Espaço From Concept to Creation, que dá o mote da 1.ª edição da inPROJECTA.

O evento aglutinará mais de 60 empresas expositoras e pretende traduzir um novo conceito em exposições do género, numa “viagem de descoberta e criatividade” pelas propostas de fabricantes e representantes de marcas que apostam em produtos autênticos, soluções personalizáveis e com evidentes fatores de inovação.
O público-alvo da feira é composto por arquitetos e designers de interiores, decoradores, especialistas da área hoteleira e traders. Que encontrarão na EXPONOR uma montra de tendências das áreas representadas: mobiliário, estofos, iluminação, colchoaria, interiores, tecidos de decoração, exterior e jardim.
Para o curador André Teoman, ele próprio um criativo que tem dado provas de arrojo e modernidade em segmentos como o mobiliário, a iluminação e a decoração, a seleção patente no Espaço From Concept to Creation “reflete bem a interseção entre o design e a arte, funcionais, e as preocupações de sustentabilidade ambiental evidentes na atualidade em muitos projetos inovadores, que estão a fazer a diferença no mundo da arquitetura e decoração de interiores”.


O atelier de arte têxtil de Vanessa Barragão é um dos exemplos. Uma apaixonada pela lã e pelo upcycling que une esse duplo gosto como base de verdadeiras obras de arte, que mesclam técnicas ancestrais para passar uma mensagem sensível às questões relacionadas com as alterações climáticas, com igual dose de esperança. E muita cor. É autora da tapeçaria “Coral Vivo” (uma celebração da importância e riqueza dos recifes de coral) que Portugal doou no ano passado à Organização das Nações Unidas, para exposição permanente no seu edifício-sede.
João Bruno – Handmade in Portugal, por seu turno, usa a lã de Arraiolos como fio condutor para uma estética contemporânea, num trabalho ímpar, totalmente manual, que assenta numa geometria própria que exalta os sentidos e que costuma levar a diferentes feiras e exposições internacionais. “Ser feito à mão em Portugal é mais do que uma simples etiqueta; é um selo de autenticidade, uma ode à história e tradição de um País”, diz frequentemente. Para comprovar na inPROJECTA.
Escultor multidisciplinar, especializado na criação de esculturas decorativas para interiores, meticulosamente feitas à mão, Cruz Malheiro mostrará igualmente na EXPONOR a arte que se consegue quando se combina a rica tradição do trabalho em gesso com uma visão moderna, que explora novas funcionalidades, inspiradas na arquitetura, natureza e vida quotidiana.
Em exibição durante a edição de estreia da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design estarão igualmente as peças dos vencedores da 1.ª edição do “Prémio inPROJECTA Creative Call”, que pretende mostrar o que de melhor os novos valores criativos estão a fazer ao nível do design. Depois da fase de candidatura e avaliação pelo júri, haverá lugar às distinções durante a feira. A entrega do prémio acontecerá no dia 27 (quinta-feira), às 16h30, no auditório do Pavilhão 5.
Outra das iniciativas complementares ao certame transporta o nome de Pure Edition, um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas coleções de tecidos e revestimentos de decoração.
Dinamismo não faltará à inPROJECTA, parte dele proveniente de um ciclo de palestras, que, ao segundo dia de evento, acolherá a apresentação da Trienal de Design da Covilhã (às 12h00); uma talk de Le_Brimet, um diretor criativo multidisciplinar português, de origem são-tomense, que se define como um designer computacional (re)generativo com um pensamento holístico e exploratório (às 15h00); a conferência “Do conceito ao design final: a evolução da cadeira” (às 15h30), pelo designer franco-português Christophe de Sousa, que se tem notabilizado no design industrial e de produto, desde o Porto; e, por último, uma outra sessão (às 16h00), com os arquitetos Joana Marcelino e Artur Correia, que vão abordar a importância da iluminação na arquitetura de interiores.
Mas a inPROJECTA também sai fora de portas e estende um braço ao centro do Porto. Em parceria com o Espaço Código Design – uma galeria de arte integrada num espaço colaborativo que alia a arquitetura, o design e eventos -, o certame desenvolve um evento pop-up exclusivo, que celebra a criatividade e a identidade das marcas e criadores presentes na feira. Um momento especial que será uma verdadeira montra de design no coração do Porto, nas instalações da loja-galeria-atelier (R. de Serpa Pinto, 168), reunindo uma seleção de peças das empresas expositoras, sob a curadoria de André Teoman. A inauguração desta inPROJECTA pop-up, fora da EXPONOR, acontecerá às 18h30 do dia 28 (sexta-feira) e estará patente até 31 de março.