Por a 19 Fevereiro 2025

Projetada para uma jovem família na periferia de Águeda, esta casa destaca-se pela forma como a luz natural percorre os espaços. As janelas de canto ampliam a ligação com o exterior e proporcionam vistas contínuas, enquanto o pátio central garante privacidade sem comprometer a luminosidade. O projeto é do atelier Walaa em colaboração com o arquiteto Jorge Gonzalez, e foi fotografado por Ivo Tavares.

Projeto: Walaa Atelier + Jorge Gonzalez / Fotografia: Ivo Tavares

A CS House, uma residência para uma jovem família situada num lote triangular, com um programa bem definido, foi um exercício para integrar uma série de conceitos e ideias. Tornou-se, acima de tudo, um projeto que sintetiza, com uma abordagem racional, a forma como as pessoas habitam uma casa familiar no quotidiano das suas vidas.

Localizada nos arredores de Águeda, Portugal, num contexto semi-rural de habitação unifamiliar, a implantação num lote triangular ligeiramente elevado em relação ao nível da estrada permitiu-nos posicionar o edifício como um objeto de racionalidade no seu contexto. Um perfeito quadrado no centro do terreno triangular deu origem a uma forma ortogonal simples, com aberturas pontuais, funcionando como um recipiente a ser preenchido com luz.

Este volume, de estrutura simples, é esculpido em forma de U, permitindo a criação de um pátio interior privado, que se prolonga até à piscina isolada no extremo oposto do terreno. Esta forma possibilita uma distribuição clara dos espaços habitacionais, organizando o programa da casa de forma a envolver o pátio, garantindo máxima privacidade e um controlo eficiente da exposição solar.O volume da casa é recortado e marcado por duas grandes janelas de canto, realçando a especificidade dos espaços interiores e quebrando a rigidez do bloco.

A relação entre interior e exterior permite a entrada abundante de luz natural em todos os espaços. As aberturas são mais controladas no lado virado para a estrada e para as construções vizinhas, enquanto se tornam mais abertas na relação com o pátio, conferindo diferentes nuances de luz ao longo do dia, desde a manhã até ao entardecer.

A luz que atravessa este volume, refletindo-se sobre ele e nos seus materiais, tanto no exterior como no interior, destaca a sua simplicidade de formas e texturas, pontuada pelos elementos em betão aparente dos alpendres. Estes prolongam o \volume para além dos seus limites, sugerindo uma continuidade para além da sua própria contenção.