Com a chegada de abril, chega também mais uma edição da URBANA, que desta vez celebra o design e a arte em todas as suas formas. Neste número, exploramos o brutalismo como inspiração, damos ideias para tornar a mesa mais bonita e passamos pela iluminação. Entre as pessoas e os projetos, há também espaço para explorar os ambientes dos quartos como espaços de refúgio e expressão. Nesta jornada pelo design, antecipamos ainda a edição de 2025 do SLEEP IN, o grande evento no Porto que celebra o que de melhor se faz em Portugal. Uma mostra onde empresas, marcas, artistas, designers de interiores e arquitetos se encontram para apresentar o que há de mais inovador e sofisticado na interseção entre arte, design e artesanato. E como já é hábito terminamos com as ″nossas″ casas, onde os detalhes, os materiais nobres e a criatividade protagonizam os interiores.

Fotografia de capa e de entrada, Greg Cox da Boreaux Editorial Agency
Inspirações
Abrimos a nossa seção de inspirações dando conta de algumas parcerias muito desejadas, seguindo depois para um conjunto de objetos de desejo inspirados na tradição, no brutalismo, na iluminação e na arte de bem decorar a mesa.






À Lupa
Nesta edição, damos-lhe a conhecer a marca de cerâmica Terrakota, as peças de Sofia Águas, o trabalho de marcenaria do Superchi Studio e a joalharia da Arcane Jewellery. Damos-lhe ainda conta das celebrações dos 90 anos da Artek e terminamos com o design da Wewood.






Em foco
No número de abril pode também ler uma entrevista a Dina Souto Rosa, fundadora e diretora do SLEEP IN — Art, interior Design & Lifestyle —, a mostra mais intimista do setor em Portugal, que aproxima designers, artistas, marcas, fabricantes e público, e atual COO das revistas Urbana e Casas de Portugal, sobre a edição de 2025, organizada pela primeira vez em parceria com a Urbana, cujo tema é Instagram Edition.




Ambientes
Nesta edição vamos explorar os quartos mostrando-lhe ambientes de sonho… para um descanso feliz e completo.






As nossas casas
As 4 casas desta edição exploram o design e a arte de formas únicas. Do minimalismo à exuberância, cada espaço reflete criatividade e inovação. Começamos em Campo de Ourique, bairro icónico de Lisboa, numa casa que nasce da vontade de criar um espaço onde a natureza, a arte e a arquitetura contemporânea se encontram em perfeita harmonia. O projeto é assinado pela Fusion Interior Design e as fotografias são de José Manuel Ferrão.




A segunda casa é o loft urbano de Russell Kaplan – ex-negociante de antiguidades e, atualmente, proprietário de uma casa de leilões especializada em belas-artes, antiguidades e colecionáveis. O apartamento destaca-se por ser também morada de um banquete visual eclético, entre design vintage e arte contemporânea. As fotografias e o styling são de Greg Cox e Sven Alberding, respetivamente, ambos da Bureaux Editorial Agency.




Voltamos depois ao coração de Lisboa, para descobrir um apartamento que reflete a vida e as paixões do seu morador. Entre móveis de família e arte contemporânea, cada peça tem uma história para contar. A reportagem fotográfica é de Pedro Lança.




A última casa é uma renovação sofisticada no coração de Lourdes, Belo Horizonte, que combina design moderno com elegância intemporal e reflete a visão apurada do arquiteto Lucas Lage. As fotografias são da autoria do EstudiONY18.




Tudo boas razões para não deixar fugir a sua URBANA de março. Por último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura. Despedimo-nos desejando-lhe um mês cheio de inspiração e boas leituras.