Por a 4 Abril 2025

A caligrafia — um ato de expressão criativa e reflexão cuidadosa que envolve profundamente o cérebro — é a essência do evento da Moleskine na Semana de Design de Milão, que acontece de 7 a 13 de abril.

Texto e fotografias: cortesia Moleskine

São muitos os estudos científicos que atestam como a escrita à mão ativa profundamente funções cognitivas profundas, melhora a memória, aguça a concentração e promove o bem-estar emocional e mental. Num mundo cada vez mais digital, a página em branco surge como um santuário para a autodescoberta, expressão pessoal e conexão humana autêntica — um espaço intemporal onde os pensamentos se cristalizam de forma tangível através da simplicidade e do poder da marca escrita à mão.

Através de “Unleash Your Genius” , uma instalação imersiva para a Milan Design Week 2025, a Moleskine celebra esse elo essencial entre criatividade, caligrafia e inovação. Uma defensora de longa data da criatividade contemporânea, a marca elevou o caderno antes preferido por artistas e escritores a um ícone cultural contemporâneo.

No centro do palco está a escultura de macro-origami de Tony Pignatelli, feita de papel Moleskine. Esta representação magistral do cérebro humano é um testamento do potencial infinito da mente humana, incorporando a profunda conexão entre o ato físico de escrever e nossa capacidade de imaginar, aprender e inovar. Ao redor desta peça central, os visitantes são recebidos num laboratório criativo aberto, onde o papel se torna numa tela para a expressão ilimitada, esperando para ser transformado por ideias, marcas, formas e palavras.

Os participantes terão a oportunidade de  experimentar técnicas de escrita, lettering, origami e fabricação de papel  usando materiais icónicos da Moleskine através de uma série de workshops liderados por artistas e calígrafos especialistas. O programa também inclui atividades que demonstram como ferramentas digitais podem complementar a caneta e o papel  para aprimorar a experiência. “ Unleash Your Genius ” também proporcionará uma oportunidade de refletir sobre a sustentabilidade, com iniciativas e demonstrações de  reciclagem criativa.

Dentro de um espaço pop-up cuidadosamente selecionado, os visitantes podem também elevar as suas peças Moleskine através da personalização, que celebra a beleza do artesanato e da expressão individual. Exclusivamente para a Milan Design Week, a pop-up exibe uma cobiçada edição limitada: um kit criativo cuidadosamente elaborado que incorpora a essência de ” Unleash Your Genius”. Cada kit combina um caderno especialmente projetado com uma caneta de precisão, desenhada com detalhes exclusivos que transformam cada página num território inexplorado, e cada marca numa expressão genuína de pensamento.

Recorde-se que a Moleskine foi criada como uma marca em 1997, trazendo de volta à vida os cadernos pretos sem nome usados ​​por escritores e artistas como Vincent van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway e Bruce Chatwin que há muito tempo estavam fora de catálogo. Hoje, a marca Moleskine abrange uma família de objetos que aumentam a produtividade e a criatividade, incluindo cadernos, agendas, planeadores, diários, bolsas, instrumentos de escrita, acessórios de leitura, publicação e ferramentas digitais.