Por a 29 Abril 2025

A edição de 2025 do SLEEP IN (15-25 maio) inclui a participação de artistas plásticos de renome, que vão estar in-situ, relacionando o público com a sua obra.

Texto: Isabel Figueiredo / Fotografia de entrada: Fabrice Demoulin

AL.SAN

Carlos dos Santos (aka AL.SAN) é um curador de ambientes, um artista cuja inspiração nasce da beleza, de viagens transformadoras e de experiências de vida enriquecedoras. As suas obras carregam sensibilidade, elegância, alegria e curiosidade e refletem a sua atenção ao detalhe. Começou pela pintura a óleo, mas na busca por uma técnica e um conceito com identidade própria, cruzou-se com o papel, um material que o inspirou a desenvolver esculturas bidimensionais através da sobreposição de camadas.

AL.SAN vai estar na 7ª edição do SLEEP IN com uma narrativa inspirada em rainhas e os seus tronos — “convidamos os visitantes a sentar-se em cada trono e a mergulhar num cenário do qual já fazem parte”. Este é, ainda, um convite à partilha, das criações do artista Carlos Santos e das peças da AM Living, responsável pelo mobiliário em exposição. A iniciativa é também uma oportunidade para destacar a madeira como protagonista na criação artística.

Filipe Mariares

Filipe iniciou-se nas artes de forma autodidata, explorando técnicas como carvão, pastel, aguarela e óleo. Depois de uma passagem pela Faculdade de Belas Artes do Porto, aprofundou o estudo de óleo e aguarela na Heatherley’s School of Fine Art (Londres, 2001). Regressou à Faculdade de Belas Artes do Porto (2014), conluiui a licenciatura em Artes Plásticas – Escultura (2018) e, no ano, seguinte realizou um estágio na Universidad Complutense de Madrid. Divide a sua prática entre pintura e escultura, áreas que tem desenvolvido e divulgado internacionalmente, estando representado em várias coleções públicas e privadas. Em 2024, venceu o 1.º Prémio Arquiteto Fernando Távora na Foz Arte, com a obra “L’Esprit Léger”.

Para a edição de 2025 do SLEEP IN, Filipe Mariares propõe uma residência artística com escultura ao vivo, num atelier montado no local, permitindo aos visitantes acompanhar o processo criativo. O projeto inclui ainda a exposição de esculturas no jardim e junto à estufa. “Será uma oportunidade para aproximar o público da escultura e dar visibilidade a uma prática muitas vezes menos acessível. As expectativas para o SLEEP IN 2025 são, por isso, muito elevadas.”

Jorge Curval

Começou a pintar aos 5 anos e aprofundou a sua prática de forma autodidata na pré-adolescência. Ingressou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1984 e fundou o seu atelier na Calçada de Monchique, no Porto, poucos anos depois. Jorge Curval já participou em exposições em Portugal e no estrangeiro, incluindo Grécia, Brasil, França e Espanha. A sua abordagem experimental e intuitiva explora a dualidade entre alegria e drama, além da reflexão sobre a vida e a destruição, integrando com frequência elementos volumétricos e frases provocadoras. Ao longo da carreira, produziu cerca de 40 mil obras entre pintura e escultura. Curval também leciona Artes Plásticas na Universidade Sénior do Porto desde 1997.

A sua arte está presente em coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Curval descreve a sua participação no SLEEP IN como uma experiência inspiradora, onde a arte, o design e o ambiente criam um espaço fértil para a criatividade. Nesta edição, apresentará as séries Florestas Encantadas e Íris.

Nuria Formenti (Madrid)

Pintora e poeta espanhola, cuja arte se insere na corrente abstrata lírica e gestual, a sua obra caracteriza-se pelo uso de cores intensas, e pelas palavras, cria um mundo onírico, fazendo de tudo isso a sua assinatura pessoal, e que define o seu estilo. Nuria já expôs em museus e feiras internacionais e tem obras em coleções privadas e públicas, conhecidas, espalhadas por diferentes partes do mundo. A sua obra está presente em coleções nacionais e internacionais — CAC (Málaga – Espanha), Fundação La Cueva (Barranquilla – Colômbia), Fundação de Arte Benetton (Itália), ONU (Genebra), entre outras.

“É uma honra ser uma das participantes do projeto SLEEP IN 2025. Dada a temática deste ano, sou um claro exemplo de que qualquer via virtual pode significar um possível relacionamento mais próximo com seres humanos que, de outra forma, nunca teria conhecido. Será maravilhoso viver esta experiência no Porto”.

Paulo Ramunni

Designer e artista plástico, Paulo Ramunni soma mais de três décadas de carreira, com reconhecimento internacional. Participou em importantes feiras de design, incluindo exposições no MoMA de Nova Iorque e em Tóquio. Algumas das suas criações mais emblemáticas estão presentes no livro “Best of Portuguese Design”, publicado pelo Centro Português de Design (C.P.D.).

Entre os projetos, destacam-se a instalação “O Caminho Menos Percorrido” no Centro Comercial Via Catarina, premiada no VIARTES, e a escultura monumental “Bixo” no Zero Box Lodge Porto. Recentemente, apresentou a exposição “Still Life” na galeria do Mercado do Bolhão, no Porto.

Agostinho Santos

Pintor, jornalista, curador independente e investigador, Agostinho Santos é também mestre em Pintura e doutor em Museologia pela Universidade do Porto, com pós-doutoramento em Ciências da Arte e do Património na Universidade de Lisboa. Investigador colaborador no CIEBA da Universidade de Lisboa e membro do grupo de investigação Práxis e Poesia no ID+ da Universidade de Aveiro.

Com mais de 150 exposições individuais e 500 coletivas, no país e no exterior, é atualmente diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia e presidente da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural. É ainda autor de várias publicações.