Por a 15 Abril 2025

Localizada no centro de Lisboa, próximo da Avenida da Liberdade, esta casa de linhas sóbrias foi resultado de um projeto de reabilitação que procurou equilibrar dois tempos distintos. O resultado é o de um refúgio em plena cidade. O projeto é assinado pelo Mater Atelier e as fotografias são da autoria de Lourenço Teixeira de Abreu.

Projeto: Mater Atelier / Colaboração: Branca Lisboa e Nelson Magro / Fotografias: Lourenço Teixeira de Abreu / segundo memória descritiva

No centro de Lisboa, junto à Avenida da Liberdade, esta casa duplex de 230m² surge como um refúgio sereno em plena vida urbana. 

O espaço foi alvo de uma reabilitação e transformação profunda, que procurou respeitar a identidade histórica do edifício, introduzindo simultaneamente uma linguagem contemporânea e depurada.

A intervenção equilibra dois tempos distintos e interligados entre si: as áreas contidas no edifício pré-existente, onde foram restaurados os elementos originais, e o novo volume, desenhado com linhas sóbrias e materiais naturais, criando uma continuidade subtil entre passado e presente. 

As zonas sociais da casa abrem-se para um pátio luminoso e recatado, onde o tanque de água dialoga com uma seleção criteriosa de vegetação, idealizada pelo Loci Studio. 

A escolha dos materiais naturais, tais como a pedra, a madeira e a terracota, privilegia uma paleta cromática sóbria que confere leveza e intemporalidade ao espaço. 

A curadoria da decoração, da autoria do próprio atelier, segue este princípio, contando com uma escolha cuidadosa de mobiliário artesanal português, que une a tradição à estética contemporânea, fruto da parceria com a marca Branca Lisboa.”