Por a 6 Maio 2025

De 15 a 25 de maio, no Porto, a 7.ª edição do Sleep In volta a surpreender com ambientes de autor, sessões de showcooking e cinema, arte ao vivo e o lançamento de uma novidade no espaço da revista URBANA, media partner exclusivo do evento.

O SLEEP IN 2025 – “Instagram Edition”, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a revista URBANA, está de volta, prometendo mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne 17 ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, cinema, gastronomia e arte. Este ano, a temática “Instagram Edition” convida os participantes a explorar e interagir com os ambientes de forma a gerar experiências sensoriais, que poderão ser partilhadas no universo digital.
O evento é acolhido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CRVV) pelo segundo ano consecutivo, conta com a NEUCE como main sponsor e a estreia da revista URBANA, enquanto media partner, reforçando o seu alcance junto do público e dos profissionais do setor.

Sobre o conceito “Instagram Edition”

Na edição de 2025 do SLEEP IN, os ambientes ganham vida através da inspiração em pessoas reais — figuras como o chef Vítor Matos, o enólogo Anselmo Mendes, a influencer Carolina Nashtai, a atriz Marisa Berenson, o cineasta Ruben Alves, a decoradora sulafricana Serena Crawford ou o bailarino Takagi Justin Jay, entre outros. Cada espaço reflete um estilo de vida único, traduzido em design, arte e emoção.

Design X “Instagram Edition” – 1, 2, 3 ação!

1. O design é global, ultrapassa todas as fronteiras físicas e habita no mundo digital. Cada ambiente será projetado com uma forte vocação cenográfica e fotogénica, pronto a ser captado, partilhado e amplificado por influenciadores, profissionais e visitantes. Esta é uma edição que aproxima o design do grande público e das marcas, com enfoque na visibilidade, nas colaborações e no fator viral.

2. Abertura a uma nova geração de designers de interiores, promovendo o diálogo entre talentos consagrados e emergentes.

3. Um evento mais interativo e preparado para o universo digital — todos os espaços foram pensados como cenários ‘instagramáveis’, ideais para a criação de conteúdos únicos e virais.

Destaques do programa

  • Showcooking com a presença do Chef Chakall, no Espaço Urbana*;
  • Prova de vinhos selecionados da região dos Vinhos Verdes;
  • Lançamento e apresentação de novos produtos e peças de design;
  • Palestra sobre o sono, por Alexandra Parrado;
  • Exposição coletiva de arte, com obras de Jorge Curval, Núria Formenti, Carlos dos Santos (Al.San) e Paulo Ramunni;
  • Residência artística de escultura, por Filipe Mariares;
  • “Sleep in Art Day” (24/05) – movimento ao estilo Place Du Tertre (Montmartre), onde vários artistas consagrados e amadores partilham e desenvolvem in loco o processo criativo;
  • Cinema ao vivo, com a exibição do filme “a Gaiola Dourada”, de Ruben Alves, no auditório comunicante ao espaço da dupla criativa Geotoni que se inspirou no próprio cineasta.

*Estreia do Espaço Urbana, onde será revelada uma grande novidade da Teka, com a presença do chef Chakall em ação na nova cozinha da marca, num cenário multidisciplinar e versátil.

Participações confirmadas

A 7.ª edição do Sleep In 2025 – “Instagram Edition” reúne alguns dos nomes mais reconhecidos do design e das artes em Portugal. Participam os ateliers e designers:

Fabian Pellegrinet, Rui Maciel, Perímetros AD, Ana Paiva, Sete Chaves, Paulo Coelho, Carlos Archer, Cervus, Ana Lencastre, Mimmo Design, Thema Atelier, Código Design, Dama de Paus, António Aroso, Geovani Prado, Alessandro Pepe, ANI .S.T.U.D.I.O de Ana Pinto e Marco Rondoni. Além destes, Toni Grilo, um dos nomes maiores do design nacional e internacional, marcará presença com as peças apresentadas em Milão (SaloneMilano) para a Riluc.

O evento também conta com a participação de artistas plásticos de renome, como:

Jorge Curval, Filipe Mariares, Al.San, Paulo Ramunni, Nuria Formenti, Agostinho Santos. Estes artistas estarão a criar ao vivo, integrando as suas obras diretamente nos ambientes do evento, numa experiência única e dinâmica para todos os visitantes.

Uma casa que inspira

Sob a curadoria de Dina Souto Rosa, numa organização com a chancela da revista URBANA, o Sleep In 2025 – “Instagram Edition” é uma experiência imersiva, onde o design vai além do visual — é uma celebração da arte, da criatividade e da interação humana. O evento, além de transformar o Palacete Silva Monteiro, também se estende ao universo digital, integrando o conceito de Instagram Edition para que o público possa partilhar as suas experiências e emoções através das plataformas sociais.

“O Sleep In é uma casa que se reinventa a cada edição, onde o design se torna uma narrativa e uma experiência sensorial, capaz de provocar e inspirar a todos. Este ano, queremos que cada visitante se sinta parte da história que estamos a contar.” — Dina Souto Rosa, curadora do evento e Diretora de Operações da Moon Media (revistas Urbana, Casas de Portugal e Hotéis de Campo.

Público-alvo

Designers, arquitetos, arquitetos e designers de interiores
Marcas de mobiliário, iluminação, arte e lifestyle
Influenciadores, imprensa e criadores de conteúdo
Público apreciador de interiores, arte e experiências sensoriais

Informações gerais
Inauguração: 15 de maio, às 17h00
Datas: 15 a 25 de maio de 2025
Horário: 15h00 às 21h00
Local: Palacete Silva Monteiro – Rua da Restauração, n.º 318, Porto
Entradas: 5€ (via Ticketline)

Curadoria: Dina Souto Rosa
Tel.: +351 934 371 994
Email: [email protected]
Instagram: @sleepin_evento
Web: urbana.com.pt/sleep-in

Sponsors:
Neuce (Main Sponsor)
Mindol
Costa Nova
Teka
Küppersbusch
Haims
Damaceno & Antunes
AM Furniture

Media Partner: Revista Urbana – grupo editorial Moon Media