Geovani Prado e António Machado, da GEOTONI, inspiram-se em Ruben Alves para materializar a sua participação no SLEEP IN. A dupla mantém em segredo o seu ambiente, mas deixa um convite, assim como algumas dicas relacionadas com o design de quartos.
O SLEEP IN 2025 – Instagram Edition, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a Revista URBANA, está de volta e promete mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, no Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, gastronomia e arte. Em entrevista à URBANA, Geovani Prado e António Machado, da GEOTONI, revelaram que a sua inspiração é ocineasta luso-francês Ruben Alves e convidam todos a assistir ao filme “A Gaiola Dourada” na “sala de cinema” do ‘seu’ quarto.

URBANA: O que nos podem revelar sobre a pessoa ou personagem que serve de inspiração ao vosso ambiente?
António Machado e Geovani Prado: A nossa inspiração parte da obra do ator, argumentista e cineasta luso-francês Ruben Alves, que no seu filme a “A Gaiola Dourada” de 2013 nos sugere uma sensibilidade ao tema da libertação das circunstâncias quotidianas e nos incentiva a voar em direção aos nossos sonhos. Estão todos convidados para assistir a este filme na “sala de cinema” do nosso quarto.
Para vocês, como é o quarto ideal?
Confortável, tranquilo e harmonioso já é esperado num quarto ideal, mas na nossa visão ele também deve ser um “MANIFESTO DAS SETE ARTES”. No século XX o intelectual Italiano Ricciotto Canudo formalizou este conceito no qual considera a Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Literatura, Dança e Cinema as principais artes.
Na vossa opinião, atualmente o que ditam as tendências em termos de decoração para quartos?
Nos nossos projetos não seguimos tendências de decoração, mas sim autenticidade e exclusividade à medida de cada cliente.
O que é indispensável ter num quarto?
A iluminação natural e artificial bem estudada no projeto de arquitetura e decoração.
Que cores, materiais e elementos devem ser equacionados quando se pensa um ambiente deste tipo?
Em zonas íntimas como quartos, seja no âmbito residencial ou hoteleiro, privilegiamos cores neutras, tecidos confortáveis, naturais e de fácil manutenção. Os elementos complementares num quarto variam de acordo com a personalidade e necessidades exclusiva de cada cliente no caso residencial. Já em unidades hoteleiras, varia de acordo com a categoria, temática e enquadramento local das mesmas.
Na vossa opinião, o que a Revista Urbana enquanto parceira do Sleep In acrescenta ao evento?
Divulgar de uma forma mais ampla e com uma abordagem direta o conteúdo da exposição.
Deixem-nos 3 dicas para tornar um quarto num lugar de refúgio.
Privilegie a qualidade do seu colchão e almofadas de dormir. Procure organizar o layout de maneira que ao entrar no quanto, não veja diretamente a cabeceira da cama. Para tornar o seu quarto num refúgio, tenha apenas o essencial.
Sobre o SLEEP IN

O SLEEP IN 2025 – Instagram Edition, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a revista URBANA, está de volta, prometendo mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, no Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, gastronomia e arte. Este ano, a temática “Instagram Edition” convida os participantes a explorar e interagir com os ambientes de forma a gerar experiências sensoriais que poderão ser partilhadas no universo digital. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é acolhido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CRVV), e a NEUCE assume o papel de Main Sponsor, reforçando o apoio ao talento nacional e à inovação no design.