A Headfoneshop é uma loja com 300 metros quadrados equipada com headphones, amplificadores e acessórios de áudio. Localizada no piso principal de uma torre de uso misto de 42 andares, tem acesso direto ao Metro, em Toronto.
Fotografia: Doublespace / Arquitetura: Batay Csobra
O proprietário, um especialista e apaixonado por sistemas de áudio, desafia a experiência típica da loja ao concentrar -seapenas no produto e na eficiência da transação para maximizar o volume de negócios. Em vez disso, o objetivo do projeto era celebrar o ritual de ouvir música e o processo de teste.
A atmosfera íntima, escura e tátil e o sentido de escala doméstica encontrados pelo atelier Batay-Csorba Architects oferecem aos clientes uma atmosfera tranquila para relaxar enquanto ouvem música. Não é incomum que os clientes passem várias horas emparelhando sistemas e ouvindo música. Volumes de carpitanria escura de carvalho fumé e piso em espinha de peixe, revetsimenos de veludo sensual, iluminação âmbar suave e acessórios de latão com pátina criam uma paleta escura e discreta para um ambiente calmo e temperamental.
Em contraste, 255 painéis de metal dobrados revestidos a pó, fixados com 765 parafusos de latão revestidos, envolvem o teto e as paredes, dando origem a um espaço espacialmente dinâmico e imersivo que imita a experiência de áudio intensa e envolvente.
O invólucro de metal, em certo sentido, é agressivo, mas a escala e a repetição produzem um movimento e um fluxo subtis.
A justaposição entre força e suavidade cria uma composição de tons emocionais.
Embora o design se esforce para afetar a maneira como o cliente sente, ele também repensa a forma como o ambiente pode optimizar o produto. Em vez do sistema de exibição do produto ser um elemento separado da arquitetura, dissolve o limite entre o objeto e a arquitetura.
O suporte típico para o headphone foi reinventado como uma tela de parede que se estende sobre o visitante e desce pela parede oposta, envolvendo-o na própria tela. A placa de metal dobrada permite a exibição de headphones em várias configurações, enquanto oculta fios inestéticos.
Sobre Batay-Csorba Architects
A Batay-Csorba Architects cria projetos que envolvem o seu contexto, utilizadores e domínio público. O atelier está empenhado em criar experiências espaciais transformadoras através da exploração do local, tipologia, materialidade e movimento. O trabalho de Batay-Csorba é dedicado à construção de espaços reais que envolvem pessoas e lugares, e baseia-se na crença de que a arquitetura tem um papel fundamental na formação de como vivemos o mundo. Cada projeto é gerado através de uma leitura profunda do lugar em busca de relacionamentos inesperados que podem vincular cada projeto a uma contribuição urbana maior e moldar novas experiências perceptivas.