Por a 7 Novembro 2023

Este apartamento urbano, imaginado e desenhado para refletir as cores, as texturas e a atmosfera vibrante de Lisboa, inclui ainda algumas inspirações colhidas da obra do realizador Pedro Almodóvar. Um projeto conceptual do coletivo Foliostudio, que encerrou um exercício que tantos de nós fazemos. O de imaginar. Esta é a casa de sonho deles em Lisboa. Como seria a sua?

Conceito: Foliostudio / segundo memória descritiva

As cores são o principal elemento de design deste projeto conceptual. Cada divisão desta casa em Lisboa, saída da imaginação fértil dos fundadores do Foliostudio — Ece Gökmenoğlu e M. Onur Durna —, é em torno de uma cor específica e todos os móveis e elementos de design contracenam com essa cor, num diálogo dramático, com tanto de cénico como de elegante. “A nossa ideia consistiu em usar as cores de uma forma rica, contudo requintada”, diz-nos a dupla deste estúdio de design criativo com sede em Istambul e Lisboa.

Habituados a operar em várias escalas, incluindo design de interiores, design de produto, direção criativa e cenografia, os elementos do Foliostudio dedicam, a cada projeto, o estudo aturado, por via de experiências e pesquisas constantes sobre a relação entre os materiais, as formas e vários elementos. “A identidade contemporânea e colorida é a chave da nossa filosofia de design”, salientam.

“O nosso trabalho tem tudo a ver com aquilo que sonhamos e com a forma como nos propomos levar as pessoas a sonhar”.

Nesse sentido, a Lisbon House é um bom exemplo da criatividade deste coletivo, porque se trata de um projeto conceptual, por eles concebido e visualizado, assente na ideia de criar uma casa imaginária. Uma casa “que sonhávamos ter em Lisboa”. A planta da casa foi inspirada na tipologia arquitetónica portuguesa, com a cozinha, a sala de estar e o espaço de escritório, separados por uma estrutura em arco, mas que em boa verdade funcionam como um único volume.

“Cada estrutura da casa oferece uma perspetiva entrelaçada. Embora as divisões interajam entre si, esses espaços também são separados por forma a criar secções individuais”.

Todo o projeto foi pensado para refletir as cores, as texturas e a atmosfera vibrante de Lisboa. “Mas também há traços do nosso bem-amado realizador Pedro Almodóvar no design”, uma fonte de inspiração e uma figura-chave para os fundadores do ateliê. Os revestimentos escolhidos para as superfícies, caso da ilha da cozinha, da parede onde encosta a cama de casal, da parede da lareira, combinam com o chão de madeira, com as cores dadas às paredes, e ainda com as obras de arte e as peças de design. Um cenário imaginado, próximo da realidade e uma fonte de inspiração.  

0
Would love your thoughts, please comment.x