Lisboa ganhou a preferência dos leitores do site URBANA durante o mês de novembro, nomeadamente em exemplos de casas que foram remodeladas e adaptadas à vida atual. Mas não só. Conheça o top 10 do último mês.
As casas de cidade parecem ter conquistado o coração dos leitores do site URBANA durante o mês que passou. A par de Lisboa, o Porto também entrou na lista, assim como uma casa de campo e a transformação de uma garagem num apartamento T1+1. Em suma, o nosso top 10 de novembro está recheado de inspirações e boas ideias. Se ainda não teve oportunidade de ver estas casas, aproveite agora.
Vida calma
Esta e a história de uma casa, adquirida há vinte anos por uma família que decidiu aventurar-se pela costa alentejana, fazendo desta propriedade de incontornável beleza natural, o seu mais bem guardado refúgio. Aqui reúnem-se os amigos, recebe-se a família e, acima de tudo, vive-se a paisagem e a tranquilidade do lugar.
Veja mais imagens desta casa aqui.
A garagem que se transformou num T1
Não existem impossíveis se a imaginação falar mais alto. Veja o caso deste projeto, assinado pela Nova Decorativa Interiores by Inês Rodrigues, que transformou uma garagem com espaço para dois veículos numa casa T1+1.
Veja mais imagens desta transformação aqui.
Eu sei que vou…
Que vou aqui viver feliz, que vou te amar. O Porto é a cidade onde este amor acontece. O apartamento, outrora com outra organização espacial, vive hoje em pleno uma cidade moderna, a sua luz e dinâmica. E o jardim, escondido, garante-lhe a serenidade desejada, quando o bulício nos pede alguma pausa. Um projeto assinado pelo escritorio ESQVTA + Yamagata Arquitetura .
Veja mais imagens deste apartamento aqui.
Projeto pessoal
Esta casa é a extensão da vida da sua proprietária. É aqui que recebe os amigos, que se guardam memórias. É um pequeno refúgio no coração da cidade. Neste bairro tão lisboeta, a casa dividida em três níveis, goza da localização, da tranquilidade e da autenticidade. “É a minha casa, onde recebo com regularidade os meus amigos”, descreve-nos Paula, que reparte a sua vida entre Portugal e o México.
Veja mais imagens desta casa aqui.
Uma casa, uma vida
Um projeto em duas partes: primeiro, foi adquirido o rés-do-chão, já lá vão quase duas décadas; a seguir, quatro anos depois, foi comprado o primeiro andar. Tudo junto, a casa, que ainda tem um terraço aprazível, acomoda uma família de cinco pessoas, numa área total de 280m2. Em Lisboa.
Veja mais imagens deste apartamento aqui.
Há nova vida no largo
No Largo do Intendente, num edifício inteiramente renovado pelo atelier de Ana Costa Arquitectura e Design, este apartamento em Lisboa aloja um casal em 126m2 que ali usufrui da nova configuração, num espaço amplo e luminoso.
Veja mais imagens deste apartamento aqui.
Nesta casa, o amor aos livros falou mais alto
Esta casa combina dois apartamentos Art Déco, unidos para formar uma única residência para duas pessoas e uma maravilhosa coleção de arte e livros. Um projeto do escritório Utz-Sanby Architects .
Veja mais imagens desta casa aqui.
A casa Gulbenkian
O coletivo francês Maison Amarande descobriu este apartamento, junto ao jardim da Gulbenkian, durante o seu processo de busca por Lisboa – desejavam encontrar uma casa para remodelar, sem prejuízo da traça original. É o caso deste edifício, que exibe todo o charme de um clássico prédio lisboeta do início do século XX. O resultado assinala o seu olhar sensível e extremo bom gosto.
Veja mais imagens deste apartamento aqui.
Casa na Ajuda
Remodelar e decorar uma moradia dando privilégio às zonas sociais, ao pátio exterior e à suite principal, foi o desafio apresentado a Maria Ilharco neste projeto.
Veja mais imagens deste projeto aqui.
La vie est belle
Nem sempre a palavra “casa” evoca tantos sentimentos e nos impele a tantos elogiosos cumprimentos como esta. Desde o primeiro contacto, somos brindados com a redescoberta do prazer que significa entrar numa casa assim. Um refúgio muito pessoal, onde se guardam tantas memórias e experiências, preferências e desejos.