A marca italiana instalou-se no coração do Chiado, num espaço onde a inovação, o savoir faire e a extrema qualidade são denominadores comuns. A flagship é fruto de um convite feito pela marca à QuartoSala.
Fotografias: Gui Morelli
É no Largo de São Carlos, em pleno coração do Chiado, que podemos encontrar a primeira flagship store da Minotti em Portugal. Fruto de um convite feito pela marca italiana à QuartoSala, dois anos depois desta integrar o seu portfólio, em 2019, o espaço reúne peças do catálogo da marca e novidades para interiores e exteriores em seis ambientes diferentes, que se espalham por 200m2 onde predominam a inovação, o savoir faire e a extrema qualidade que lhe é reconhecida.
“A nossa relação com a Minotti é muito próxima e de grande confiança. A marca tem uma identidade forte e é reconhecida em todo o mundo pelo seu design intemporal. Ainda é gerida pela família que a fundou e os valores originais continuam a prevalecer. Quando fomos desafiados a iniciar este projeto tivemos muita vontade de avançar”, explicam Clemente Rosado e Pedro d’Orey, sócios da QuartoSala.
A localização da loja – a poucos metros do Teatro Nacional de São Carlos e numa zona com enorme valor cultural -, foi um fator determinante para a Minotti e para a QuartoSala. “A ideia sempre foi estarmos presentes no centro histórico da cidade e não numa artéria de compras. A Minotti tem um arquivo histórico muito relevante e está associada a alguns dos melhores designers do mundo. Faz sentido respeitar esta herança e é essa também a estratégia de expansão da marca em todo o mundo”, esclarece a QuartoSala.
Quanto ao projeto de arquitetura, foi desenvolvido de acordo com os guidelines da marca, em estreita colaboração com a Minotti e executado pela QuartoSala. “Era essencial que a qualidade dos materiais e a forma como a estrutura está pensada e criada estivesse alinhada com a qualidade irrepreensível das peças Minotti. O interior da loja reflete os elevados padrões de exigência da marca e revela o rigor e a sofisticação da execução dos nossos projetos. Quando trabalhamos um produto com este grau de atenção ao detalhe, tudo tem de corresponder. Nesta loja, pela primeira vez, os arquitetos, designers e os clientes que ainda não conhecem o nosso trabalho podem ter uma percepção clara do que realmente somos capazes de fazer”, dizem Clemente e Pedro.
No espaço, é possível descobrir coleções assinadas pelo diretor criativo da Minotti, Rodolfo Dordoni, mas também de designers internacionais que têm colaborado com a marca, como Marcio Kogan, Studio Nendo e as duplas GamFratesi e Inoda+Sveje.
A salientar há também as três obras de arte portuguesas expostas no espaço – uma colorida tapeçaria de Portalegre, assinada por Eduardo Nery, e duas pinturas a óleo sobre vidro acrílico, da autoria de Gil Heitor Cortesão, representado pela Galeria Pedro Cera. “Desde o inicio do projeto que pensámos em criar uma ligação com a nossa manufatura mais sofisticada e com a arte portuguesa. Sentimos que é uma forma de criar uma ligação entre a marca e a cidade, mas também de divulgar o nosso património artístico e cultural”, concluem Clemente Rosado e Pedro d’Orey, da QuartoSala.
A flagship pode ser visitada no número 15 do Largo de São Carlos, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 19 horas e aos sábados, no período da manhã, entre as 10 e a 13, e da tarde entre as 14 e as 18 horas.