A cerâmica para os pratos, como as molduras para os quadros.
Texto: Isabel Figueiredo
O verdadeiro pontapé de saída veio de Alex Atala, um dos chefs mais famosos e influentes do Brasil. A dupla formada por Alex Hell e Gabi Neves, fundadores do StudioNeves, decidiu mudar de rumo de vida, depois de vários anos a trabalharem nas áreas da publicidade e dos eventos. Queriam algo que os apaixonasse, verdadeiramente.
A cerâmica foi a primeira aposta, mesmo sendo uma área pouco desenvolvida no Brasil, país que viu nascer o Studioneves. Começaram por produzir peças personalizadas para alguns retalhistas, intercalando com algum trabalho de campo em feiras especializadas, exposições nacionais e internacionais, procurando as matérias-primas que resistissem aos desafios de uma cozinha profissional. Haviam encontrado a resposta: os chefs de cozinha queriam um produto altamente personalizado para os seus restaurantes, uma peça de arte que elevasse os seus pratos e Alex e Gabi estavam aptos a corresponder aos desafios.
Alex Atala e a sua equipa reuniu com a dupla de ceramistas, a quem foi pedido que recriassem um conjunto de pratos de porcelana, superfinos, claramente industrializados e impossíveis de reproduzir segundo as técnicas artesanais de cerâmica que conheciam. Fizeram três tentativas e nenhuma delas foi satisfatória, até que o chef reuniu o casal para jantar no D.O.M — famoso restaurante de São Paulo — e, depois de experimentarem o menu de degustação, pediu-lhes que criassem uma peça para cada prato. Foi o gatilho para espoletar a capacidade criativa da dupla e o passo que faltava dar para apresentarem a um dos mais conceituados chefs do Brasil uma proposta final. A satisfação foi total e depois desta primeira prova de fogo, seguiram-me mais pedidos de outros chefs.
A dupla ganhou fôlego, recursos para mais trabalho de pesquisa e músculo financeiro para poder fazer mais e mais testes, em busca da melhor cerâmica.
Parceiros nos negócios e na vida, Gabi Neves e Alex Hell são movidos pelo amor. O resultado só poderia ser sólido e bonito.