Por a 28 Agosto 2024

Aqui cozinha-se, conversa-se, fazem-se refeições, lê-se um livro à mesa do canto, trabalha-se um pouco enquanto o forno termina a sua função. As cozinhas estão no centro da casa e por isso, toda a atenção que lhes dedicamos é pouca. Venha algumas sugestões.

Texto: Isabel Figueiredo

Ideias para cozinhas versáteis ou multifuncionais e acessórios à medida das necessidades e gostos de cada um. 

1

1. N.O.W. (Not Only White), por Daniele Lago, sistema de arrumação com origem na icónica coleção de armários. Faixas de vidro, ausência de puxadores, armários inferiores suspensos e de chão com frentes lacadas e uma abertura em ranhura, com acabamento interior no mesmo material do tampo — feito de minerais naturais cuja superfície evoca a materialidade da rocha. A mesa em carvalho Wildwood, integrada na base e suspensa sobre uma placa de vidro extra-claro transparente, completa a ilha.

2. O K14, da Boffi, sistema de armários inferiores sem puxadores, agora com novo design —  painéis de extremidade que permitem uma área funcional para refeições ligeiras, enquanto sob a área de estar o mármore estende-se até ficar a apenas 2 cm do chão. Desenhado por Norbert Wangen.

3. O novo design de Elisa Ossino para a Boffi é um modelo inspirado na cozinha Xila, assinada por Luigi Massoni em 1972. Painéis superiores e laterais que funcionam como um portão tátil para enquadrar as portas sem puxadores. A cozinha apresenta uma mesa de refeições em madeira maciça sobre a superfície de trabalho em mármore.

4. Coleção cápsula do Spotti Kitchen Studio x REdDUO, projeto multifacetado criado por Fabiola Di Virgilio e Andrea Rosso. Individuais de tecidos reciclados e conjunto de pratos, feitos por artesãos em Itália, utilizando apenas materiais e tecidos recuperados.

5. CUCINAnD’O, nascida da fusão da palavra “cucina” (cozinha) com o restaurante de Davide Oldani, concebida pelo próprio chef em colaboração com Attila Veress. A inovação e o design refletem-se no aspeto estético e nas volumetrias: a área operacional exprime a modernidade de um sistema de indução embutido num tampo de aço inoxidável, complementado por prateleiras de alumínio preto para apoio de panelas e utensílios. Na Aran Cucine.

6

6. Cozinha Layer, da Garde Hvalsøe, combina o artesanal com uma estética intemporal. As frentes conferem uma leveza natural ao espaço e, tal como o resto do mobiliário, são fabricadas pela Garde Hvalsøe. O projeto de arquitetura é da Baks.

7. Antolini e a Minotticucine reinventam a icónica cozinha Terra com o revestimento de parede “Cristallo vitrum wow”, no acabamento Lux®, um quartzo natural que cria uma experiência visual única. A nova pedra faz parte da Exclusive Collection da marca de Verona.

8. Mobilis, proposta da Cesar para a sala de estar partilhada com a cozinha, e resultado de uma reformulação da icónica The 50’s: os seus componentes podem agora ser destacados e vestir as paredes com diferentes composições. Acabamentos lacado a seda, estruturado, efeito metálico Anodyc e madeira.

9. Poster “Soufflé de chocolate”, da Chateau Orlando, inspirado nas receitas favoritas do artista, designer e colunista britânico Luke Edward Hall, edição limitada de 30 exemplares, 59×42 cm.

10. Da nova coleção cápsula Chateau Orlando x Spotti Kitchen Studio, que inclui um avental, um porta-pão e 3 panos de cozinha em algodão Made In Italy para celebrar os rituais da comida e a arte do convívio. Imaginadas por Luke Edward Hall, as imagens são inspiradas num livro de receitas infantis francês, “La Cuisine est un Jeu D’enfants”, de Michel Oliver, publicado em 1963.

11. N_Elle, design do R&D Cesar, da Cesar Italia, caracterizado pelas composições únicas e contemporâneas com fortes contrastes entre os materiais, que podem ser adaptados à cozinha ou à sala de estar, para uma solução de continuidade entre os dois espaços.

12. Papel de parede para a cozinha WP/H2O do WallPepper®/Group, impresso em materiais naturais, versáteis, sustentáveis, certificados e sem pvc. O material técnico impermeável, resistente ao calor, humidade e riscos é composto por folhas lisas de fibras de vidro prensadas revestidas com uma cobertura protetora especial.

13

13. Lava-louça Milanello em cobre, da Foster, aço inoxidável AISI 304, escovado em linha, 790×466 mm, ganchos de fixação, junta de vedação, ralo, extravasor e sifão.

14

14. Cozinha em mármore Xglass, da Lago, combina a força e a precisão de um material nobre e reciclável como o vidro com a sensação de luxo de um material evocativo e expressivo como o mármore. Linear ou com ilha ou península, pode ser concebida para se adaptar ao espaço e necessidades, disponível em numerosos acabamentos em mármore mate e polido.

15

15. A lendária cozinha Cinqueterre de Vico Magistretti, redesenhada por Toan Nguyen para a Schiffini, presente na EuroCucina, sublinha a importância da autenticidade e da qualidade tátil.

16. Frigideira Bra Sarten Infinity, superfície antiaderente, corpo de alumínio, cabo de baquelite, com um diâmetro de 20 cm. Na Worten.

17. Colino, escorredor de cana tropical tecido à mão em cor natural, da Let’s Pause. Pode ser utilizado para escorrer legumes, esparguete ou arroz. Graças ao seu design, também pode ser utilizado como fruteira, para servir pão ou como centro de mesa decorativo.

18

18. A nova geração SieMatic S2 é reflexo do verdadeiro luxo. Por trás das frentes dos armários altos em alumínio bronze dourado escovado, o premiado sistema interior MultiMatic explora o espaço de arrumação. Os armários altos em nogueira escura albergam alguns dos eletrodomésticos, em união com um armário alto SieMatic SecretSpace. A ilha central, em laca aveludada fosca num dos 2.050 tons do SieMatic IndividualColourSystem, é o centro de controle da cozinha e uma área de estar. 

19. Phil, o primeiro projeto de cozinha para exterior da Ethimo, desenhado em colaboração com Gordon Guillaumier. O seu design desenvolve-se em formas cilíndricas numa configuração nómada, para um conceito de cozinha inteligente.

20. SieMatic SecretSpace, vista no Fuorisalone, mecanismo com inovador sistema de rotação que transforma uma coluna fechada ou unidade base numa unidade aberta, bastando para isso girar manualmente. O mecanismo garante a máxima fluidez e ausência de vibrações, permitindo a colocação dos objetos mais leves e delicados. A novidade faz parte da nova S2 Next Generation, da SieMatic.

21. Bosco, de Makio Hasuike & Co., projetada para a Rastelli e lançada oficialmente em 2022 no Salone del Mobile, em Milão, agora revisitada com nova composição. Design de inspiração japonesa, enraizada no ideograma Shinrin-yoku (literalmente “banho de floresta”) para um ambiente tranquilo e harmonioso dentro da casa.

22. O calor e o encanto da madeira reunidos em Clap!3D, o novo e revolucionário sistema de revestimento interior da Déco concebido para alcançar o máximo realismo. Os veios da madeira superam a bidimensionalidade e adquirem um corpo autêntico e tridimensional. Formato maxi prancha de 1800x228x6 mm.

23. Faces, da WOW Design, decoração cerâmica nas paredes várias versões e cores disponíveis.

24. Gesso, da CMO Paris, material mineral, modelado como argila, com pente, espátula ou faca. À medida que seca, o material endurece e mantém a sua forma esculpida.

25. Plusminus, da Vibia, sistema de iluminação versátil com fita têxtil condutora que permite o posicionamento livre de múltiplas luminárias e a criação intuitiva de soluções de iluminação únicas.

26. Avro, da Martinelli Luce, por Studio Natural, candeeiro de suspensão, luz direta/difusa com fonte LED regulável, estrutura em alumínio pintado, driver eletrónico regulável, com duas tomadas USB e dimmer WiFi com 3 cabos (acessório).

0
Would love your thoughts, please comment.x