Por a 17 Setembro 2024

A casa de linhas muito contemporâneas, localizada em Tribeca, Nova Iorque, está inserida num edifício que já foi uma fábrica têxtil, remodelado pelo arquiteto Shigeru Ban, vencedor do Prémio Pritzker, em 2019. O design de interiores é de Timothy Godbold. 

Design de interiores: Timothy Godbold / Fotografia: David Mitchell / segundo a memória descritiva 

A luz natural, a arte e o design espraiam-se, sem conflitos, ao longo de dois andares nesta casa em Tribeca, implantada num edifício de ferro fundido datado de 1881, que já foi uma fábrica têxtil, entretanto remodelada pelo arquiteto Shigeru Ban, vencedor do Prémio Pritzker, em 2019. Os proprietários, uma jovem família com dois filhos, partiram de um princípio simples: queriam uma casa desenhada à medida, que conseguisse alojar várias funções, entre elas a de entretenimento e que, simultaneamente, promovesse um habitar do espaço confortável respeitando o estilo de cada membro desta família.  


Para corresponder aos seus desejos e necessidades, o designer de interiores Timothy Godbold ajudou o casal a imaginar a forma como poderiam ser organizados os espaços de forma eficaz, mantendo e respeitando, com inteligência, o caráter industrial da arquitetura original da casa. Por exemplo, a sala de pé-direito duplo poderia, no seu entender, revelar-se um desafio grande, mas Godbold estudou a melhor forma de salvar a grande coluna industrial no centro daquele espaço, “um elemento esteticamente interessante que, no entanto, poderia criar perturbações espaciais.”

A solução chegou depois de alguns estudos, e Timothy acabou por inserir uma grande mesa de jantar diretamente da coluna, unindo os dois elementos, numa clara referência a uma mesa de estilo industrial da década de 1930, de Hans e Wassili Luckhardt e Alfons Anker.

Da mesma forma, a sala de TV, localizada atrás da cozinha, foi transformada em sala de bar e escritório por forma a potenciar a versatilidade do espaço e corresponder às múltiplas necessidades da família. 

Com cinco quartos e vistas únicas sobre o horizonte de Nova Iorque, este duplex ganhou vida e brilho. É perfeito para receber família e amigos durante as férias e, enquanto lar do jovem casal, permite o acesso rápido a vários pontos de interesse na cidade, estimula uma vida descontraída sem constrangimentos de espaço e ganhou, ainda, impacto visual. 

Depois de todos os estudos e das obras feitas, o projeto de Godbold resultou num espaço moderno, limpo, elegante e simples, e esteticamente marcante. Godbold jogou com as proporções para maximizar a força dramática da arquitetura original do edifício, algo que não lhe é indiferente. Com efeito, o drama está na vanguarda do trabalho de Godbold, tanto neste projeto como no seu portefólio de design.

Os detalhes das paredes deste espaço em Tribeca são inspirados numa série clássica de ficção científica dos anos 1970 que apresenta uma estética moderna, totalmente italiana, num ambiente futurista. Nesse sentido, a casa faz referência, com frequência, a designers italianos de meados do século, como Joe Colombo, um dos nomes fortes do design industrial italiano. “Quis casar o industrial, a art deco e os aspetos mais surreais do cinema de culto dos anos 1970 com o objetivo de conseguir um produto final glamoroso e intrigante”

O designer atuou criativamente, selecionando uma série de peças personalizadas, dispostas um pouco por toda a casa. É o caso de uma série de paredes de estuque e de mármore na sala de pé direito duplo, mas também da maior parte dos móveis da casa, incluindo os móveis de pedra da sala estofados com tecido brutalista personalizado, feito em Inglaterra, da maioria dos tapetes, incluindo um tapete especial projetado para delinear os móveis do mesmo espaço, e, claro, das obras de arte e de design, notáveis, onde se inclui uma grande peça de Malcolm Hill — na sala de estar — e uma peça monumental do escultor e artista francês Etienne Moyat — no quarto principal. 

A paleta cromática de base neutra, os castanhos das madeiras, as paredes com relevos, os jogos de espelhos e tecidos e as luminárias escolhidos, elevam este projeto a um estatuto de casa de luxo, aparentemente simples.  

0
Would love your thoughts, please comment.x