Por a 19 Setembro 2024

Situada em Malta, esta casa mostra como espaços menores também podem oferecer conforto e qualidade de vida. Um projeto assinado pelo studio NiCHE. e fotografado por Ramon Portelli.

Projeto: studio NiCHE.  / Fotografia: Ramon Portelli / segundo memória descritiva

“Através deste projeto, mostramos uma fusão de design contemporâneo e um profundo respeito pela arquitetura maltesa”. É desta forma que o studio NiCHE. , estúdio de design de interiores sedeado em Malta, começa por caracterizar esta casa. “Este projeto reflete o nosso espírito: misturar funcionalidade com património cultural, oferecendo conforto e estilo em espaços de vida compactos”.

Localizada no coração de Cospicua, em Malta, a sua porta amarela, ladeada por floreiras, chama de imediato a atenção e deixa antever um interior vibrante, assente numa mistura ponderada de design contemporâneo enraizado no  contexto histórico.

A casa, que outrora sofria de negligência, foi transformada numa residência acolhedora e cheia de luz. “Um dos nossos objetivos foi manter as principais características históricas, tais como os pavimentos de mosaico de cimento, que foram polidos e revitalizados. Os novos azulejos imitam os designs tradicionais e os assentos, feitos à medida, maximizam o espaço, servindo também como zona de arrumação e de dormir adicionais”, explica o studio NiCHE.

É pela sala de estar que começamos esta visita. Com um equilíbrio harmonioso de tons suaves e discretos, incluindo o bege e o rosa blush, a sala recebe-nos com uma atmosfera convidativa.

Um banco verde-azeitona incorporado reflete a utilização histórica de materiais naturais de Malta, enquanto as almofadas vibrantes amarelo mostarda dão um toque mediterrâneo moderno. Por cima do banco, obras de arte emolduradas celebram o legado arquitetónico e cultural do país e conferem um toque pessoal e eclético ao espaço.

Uma característica que se destaca no espaço é o pavimento de azulejos com padrões intrincados, uma referência ao artesanato tradicional maltês. Esta escolha de design confere uma estética artesanal intemporal e consegue um equilíbrio perfeito entre modernidade e nostalgia.

A luz natural inunda o espaço, graças às grandes janelas que oferecem vistas deslumbrantes sobre o porto de Cospicua e a paisagem industrial. A transição para a área envidraçada integra o cenário de Malta, fundindo o conforto interior com a inspiração exterior. Uma kitchenette elegante, com bancadas em aço inoxidável e armários modernos, complementa os elementos patrimoniais do pavimento.

“O nosso trabalho destaca a forma como os espaços compactos podem permanecer multifuncionais, abertos e íntimos sem comprometer o design ou o conforto. Ao integrar elementos do património maltês em espaços modernos, os espaços pequenos podem oferecer luxo e uma forte ligação à cultura única da ilha”, explicam os autores do projeto.

“Dedicar tempo a compreender o estilo de vida e as preferências do cliente garante que o design reflete as suas necessidades únicas”, sublinha o coletivo. “Desde os layouts funcionais ao desenvolvimento conceptual, cada passo é cuidadosamente considerado para criar um espaço personalizado e funcional. Um bom design deve ser intemporal, culturalmente consciente e profundamente pessoal”, concluem.

0
Would love your thoughts, please comment.x