Com “Nike: Form Follows Motion”, o Vitra Design Museum apresenta a primeira exposição de sempre sobre a Nike. A exposição explora a ascensão da empresa ao longo de cinco décadas, de uma pequena start-up a um fenómeno global, com foco no seu histórico e na sua cultura de design.
O Vitra Design Museum está prestes a inaugurar a sua primeira exposição de sempre sobre a Nike. “Nike: Form Follows Motion” foi produzida pelo Vitra com curadoria de Glenn Adamson, inaugura a 21 de setembro e permanece até 4 de maio de 2025.
A exposição explora a ascensão da empresa ao longo de cinco décadas, de uma pequena start-up a um fenómeno global, com foco no seu histórico de design: dos inícios da empresa, nos anos 1960, e da criação do famoso “swoosh”, a produtos icónicos, como Air Max e Flyknit, até à atual investigação dedicada a futuros materiais e sustentabilidade.
A mostra dá também a conhecer os bastidores deste laboratório de design único e explora a inovação tecnológica e as mudanças sociais associadas à marca. Na sua maioria, a exposição apresenta peças do DNA – Department of Nike Archives, o próprio arquivo da empresa, que inclui mais de 200 000 itens. Note-se que esta é a primeira exposição a oferecer ao público uma seleção cuidada deste arquivo. Entre as peças expostas encontram-se raridades e exemplares únicos, incluindo protótipos experimentais de modelos icónicos, como a sapatilha Waffle, as Air Force One e as Shox, bem como estudos originais para calçado e vestuário.
Os contributos criativos de vários designers são destacados ao longo de toda a exposição, tanto os de pessoas da própria empresa, como Diane Katz, Tinker Hatfield e Eric Avar, como de colaboradores externos, como Marc Newson, Comme des Garçons e Virgil Abloh. Também atletas – dos maiores do mundo aos mais amadores – desempenharam um papel particularmente importante no processo de design da Nike ao contribuírem com a sua experiência pessoal e requisitos relativamente ao desenvolvimento de produtos.
Segundo Mateo Kries, diretor do Vitra Design Museum: “Há muito tempo que queríamos organizar uma exposição sobre design e desporto. Quando contactámos a Nike, foi-nos apresentado o seu incrível arquivo de design – um tesouro imenso que nunca havia sido mostrado ao público. Foi assim que surgiu a ideia para esta exposição. Esta mostra apresenta uma oportunidade única de vermos o design através da lente de uma só marca e de exibirmos objetos fascinantes que ilustram o processo de desenvolvimento do design – alguns dos quais nunca foram mostrados antes”.
A exposição é orientada por uma série de eventos e workshops sobre a temática do desporto e do design. Após a inauguração no Vitra Design Museum, a exposição será apresentada noutros museus internacionais.