Não é por ser pequena que a casa vê a sua estética e elegância prejudicadas. Ideias para combinar originalidade e função em poucos metros quadrados.
Texto: Isabel Figueiredo
As casas pequenas são uma realidade das cidades de hoje, por isso, marcas, designers e empresas desdobram-se em ideias, soluções e objetos para garantir a funcionalidade sem comprometer tudo o resto. Veja a nossa seleção.
1. Flat, candeeiro de pé e de mesa da Vibia, em tamanhos pequenos e grandes, com um prato de metal simples ou duplo, um disco compacto ou uma placa que funciona como peça de mobiliário auxiliar.
2. Hevea da Pedrali, elemento versatil que cria paredes e disposições verdes em espaços de trabalho e residenciais. A estrutura suporta quinze vasos de polipropileno.
3. Suite da Vibia, varios tamanhos, mesa e candeeiro integrados, para uma nova relação entre a iluminação e a forma como habitamos o espaço. Por Jordi Vilardell & Meritxell Vidal.
4. Papel de parede Talavera, da Casamance, em 4 variações de cor.
5. Tapete redondo ( ⌀250 cm ) La Geria-Lanzarote, da Gan, por José A. Gandía-Blasco Canales em 100% lã tufada à mão.
6. Shopper, pufe em tecido absorvente do som, por Stefano Barzaghi, com duas pegas, para ser transportado para qualquer espaço da casa ou do escritório. Na Caimi.
7. Aparador Waterline, da Roche Bobois, por Cédric Ragot, em cerâmica moldada com vidro duplo, branco opaco/brilhante.
8. JJ, da Tubes, é versátil porque quando está ligado aquece as toalhas e, desligado, é uma prateleira onde pode guardar e organizar os pequenos objetos da casa de banho, além das toalhas.
9. Marvin, cadeira giratoria em ‘chenille’ verde e pernas de madeira de faia maciça com acabamento em nogueira, da Kave Home.
10. Armário Lucky, por Diederik Schneemann, feito com milhares de dados da sorte – com o 6 -, design conceptual de edição limitada para espaços que, mesmo pequenos, pedem uma peça de destaque. Na Rossana Orlandi.
11. Canto, da Sancal, pelo coletivo Mut Design, sistema modular simples, de uma só, peça. Cada módulo pode ser utilizado para criar um numero infinito de configurações e composições: sofás, poltronas, ilhas e mais.
12. lxa, família completa e transversal composta pela combinação de uma cabeça esferica ajustavel, hastes e contrapesos, proposta da Artemide com design da Foster + Partners.
13. Sófa-cama Haden, da Milano Bedding, disponível em duas versões, com ou sem apoio de braços, adaptado a qualquer necessidade de espaço.
14. Nomad Inuit, por Alejandra Gandía-Blasco Lloret para a Gan Rugs, 70 x 70 x 33cm, estofos em 100% PET reciclado e enchimento em 100% espuma de borracha de secagem rápida.