Por a 28 Novembro 2024

Este pequeno apartamento no centro de Génova, projetado pela dupla Federico Robbiano e Luca Scardulla, do coletivo llabb, cria espaço dentro de uma secção do grande salão de um antigo palácio. A solução compacta e criativa foi desenhada para acomodar a vida dos seus jovens proprietários. As fotografias são do Studio Campo.

Projeto: llabb Architettura / Fotografia: Anna Positano + Gaia Cambiaggi | Studio Campo / segundo memória descritiva

Estamos no centro histórico de Génova, em Itália, num tecido urbano denso e compacto, caracterizado pela presença de imponentes palácios familiares que, em contraste, já abrigaram grandes salões e tetos altos iluminados por grandes janelas. O palácio onde está localizado o apartamento projetado pelo llabb – o estúdio de arquitetura dirigido por Federico Robbiano e Luca Scardulla – tem vista para a Piazza di San Giorgio.

Fotografia de Giovanni Battista Righetti

O salão original foi dividido em dois apartamentos, um dos quais, objeto desta intervenção, cobre dois terços da superfície original. Antes da remodelação, o espaço consistia em três quartos com janelas e um lavabo cego, com uma altura interna de 3,3 metros. Uma escada levava a um espaço no sótão com cerca de 1,3 metros de altura. A primeira operação que os arquitetos fizeram foi limpar quase completamente o espaço, demolindo o sótão e as divisórias internas, retornando assim a uma altura interna livre de 4,7 metros. Isso também colocou em evidência a fileira dupla de três janelas, uma das quais havia sido emparedada, com vista para a antiga praça do mercado.

Esse foi o momento, dizem os arquitetos, em que a história do edifício se cruzou com a dos dois jovens proprietários. O casal é formado por um especialista em comunicação e estrategista digital, enquanto o parceiro é curador de festivais de fotografia. Por isso, eles precisam de um espaço amplo para armazenar livros, catálogos e obras de arte. Além disso, desejavam um lugar para receber amigos e trabalhar em casa.

Levando em conta a estrutura existente e as necessidades dos clientes, a llabb optou por preservar a parte do sótão e as divisórias apenas na área de entrada, em frente às janelas voltadas para a praça. Nesse local, foram colocados o quarto, a copa e o lavabo, encimados por um mezanino com altura variável. O corredor de entrada, que conecta esses espaços, define uma área comprimida que logo se expande para a ampla área de estar, criando uma perspetiva que, por meio da área de jantar, direciona o olhar do visitante para a impressionante janela – de quase quatro metros de altura – que emoldura a cúpula da Igreja de San Giorgio.

A área de estar no final do corredor é espaçosa e muito iluminada. Aqui, a cozinha, complementada por uma generosa área de jantar, e a sala de estar, que também pode servir como espaço de trabalho, encontram o seu lugar. As três grandes janelas iluminam significativamente as paredes externas voltadas para o sudeste e sudoeste. Em contraste com essa luminosidade, foi criada uma biblioteca na parede, projetada do chão ao teto, e que abriga a cozinha na sua parte inferior. Uma escada permite o acesso às prateleiras mais altas e facilita a manutenção de rotina das janelas.

O lado da área de estar pelo qual se entra é definido por uma peça de mobiliário personalizada e multifacetada. Esse dispositivo espacial serve como uma escada para o mezanino e integra unidades de arrumação para o quarto, uma tela de vidro opalino que traz mais luz para o quarto atrás dela e um sofá que se estende desde o primeiro degrau da escada do mezanino.

Uma estrutura tubular branca acompanha a subida para o mezanino, onde uma escrivaninha tem vista para a área de estar inferior e, numa parte elevada acima da despensa, um futon para os hóspedes.

O loft segue um caminho sinuoso até se expandir numa pequena forma curva saliente, dando continuidade à solução de design adotada no volume inferior. A curva do volume inferior delineia o espaço do chuveiro da casa de banho, separado por um vidro vertical com montantes de ardósia que trazem luz natural para a pequena área fechada. O jogo de luz atravessa os pequenos azulejos azuis escuros, fazendo-os vibrar. Os mesmos azulejos, mas numa cor diferente, foram usados em todo o resto do lavabo.

Na casa de banho, assim como no restante apartamento, o piso original de terrazzo foi mantido. Embora não seja particularmente ornamentado, ele serve como um testemunho da história arquitetónica da região da Ligúria. Seguindo o mesmo princípio, os estuques decorativos no teto, que datam do início do século XX, também foram preservados. Devido à falta de um estuque de canto, foi tomada a decisão de reinterpretá-lo num estilo contemporâneo, modelando-o e depois imprimindo-o em 3D.

Diferentemente dos outros projetos, o motivo central representa uma figura de Lego, que de acordo com os arquitetos Luca Scardulla e Federico Robbiano, reflete a natureza lúdica do estúdio e dos seus clientes.

0
Would love your thoughts, please comment.x