Às portas de mais um fim-de-semana, vamos até Azeitão para lhe sugerir pessoas, lugares e experiências imperdíveis. Tome notas.
Texto: Isabel Figueiredo
Há muito para ver e descobrir na bonita costa de Setúbal, que inclui o Portinho da Arrábida e as suas praias de águas cristalinas, Azeitão e localidades cercanas.
Este outono, sugerimos uma visita ao Palácio da Bacalhôa, em Vila Nogueira de Azeitão. Azulejos portugueses dos sécs. XV e XVI, peças únicas da coleção de arte privada, jardins e vinhas e a casa do lago, onde é possível encontrar o primeiro azulejo datado em Portugal, são boas razões para sair de casa.
Construído em 1435 para abrigar os frades da Ordem dos Pregadores de São Domingos, o Convento de São Domingos mantém até hoje a sua traça original. A Hípica do Convento de São Domingos é outro lugar de interesse, a visitar.
A Casa Bluma, de Sophie Flaneur, uma apaixonada por Portugal e por esta zona, está alojada num espaço de grandes dimensões. A “boutique de decoração de estilo boémio” sugere um sem-fim de propostas para a casa. Sophie trabalha com a Casa Cubista (cerâmicas), a Ormo’s (sofás), a Rice (loiça acrílica), a Haomy (têxteis), mas também com a Companhia Portugueza do Chá e as conservas “topo de gama em bonitas latas” da Jose Gourmet.
A Fábrica de Tortas Azeitonense, famosa pelas suas tortas com recheio cremoso e demais doçarias e iguarias, mantém até hoje a qualidade. O principal produtor de tortas, queijinhos e queijadas de Azeitão tem muitas honras na imprensa internacional e passar por lá é, diríamos, mandatório.
A remodelação e ampliação da Escola Lima de Freitas (2012), em Setúbal, por Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos, “baseia-se numa estratégia de valorização da arquitetura e da paisagem no limite leste do Parque Natural da Arrábida. Um exemplo de boa arquitetura, ao ter-se procurado preservar a mata atlântica “que funciona hoje como espaço de imprevisibilidade no interior do recinto, construindo onde não fosse necessário derrubar árvores”.
Imersa na paisagem verdejante, a Villa Epicurea é um refúgio ecológico da Serra d’Arrábida, ideal para os que procuram desligar do mundo e reencontrar o equílibrio num local secreto, com vista para o Atlântico. Inspirado na filosofia Epicurista, retiro eco-friendly é constituído por três quartos integrados na Casa-Mãe e duas villas privadas. A cozinha e sala de estar em “open space” são comuns a todos os hóspedes. Por último, sugerimos uma visita ao Fórum Municipal Luísa Todi, espaço cultural inaugurado nos anos 60, promove eventos de diferentes estilos artísticos. Foi remodelado em 2012 e oferece uma programação diversificada.