Bem-vindo a esta edição especial! Uma edição que marca um importante passo no nosso percurso e que por isso, queremos partilhar e celebrar consigo. A Urbana que chega agora às bancas é a primeira com textos selecionados em inglês – uma forma de dar também as boas-vindas à crescente comunidade de estrangeiros a viver em Portugal. Esta nova Urbana vem ainda com uma novidade tátil, o papel mudou para que a experiência de a folhear seja ainda mais autêntica e mais agradável. No seu interior damos início às celebrações da época festiva e a algo ainda mais significativo: a arte de viver. Por isso, nesta edição abraçamos as tradições, as festividades, a simplicidade, o conforto e o estilo e com isto esperamos inspirar a todos a desfrutar das pequenas coisas que tornam a vida especial.
Tudo isto e muito mais, para ver e ler na Urbana de dezembro. Desejamos-lhe boas leituras.
fotografia de entrada, Manolo Yllera.
Inspirações
Dos must-haves para a temporada de festas aos objetos que facilitam e tornam a vida mais bonita. Não perca a nossa seleção inspiradora de dezembro.
À Lupa
Nesta edição, mostramos-lhe a nova flagship em Lisboa by QuartoSala, que celebra a arquitetura e o design.
Arte
Com a realização da 6a edição do Lisbon Art Weekend, em novembro, Lisboa acolheu mais de 70 eventos, desde exposições, conversas com artistas, visitas guiadas e atividades interativas, como workshops e performances. Se pensa investir em arte, não perca o texto que preparámos nesta edição.
Shopping
A temporada mágica do ano chegou! É tempo de espalhar alegria e surpreender com presentes cheios de significado. Veja na edição em papel, as nossas sugestões.
Ambientes
Materiais inovadores, designs exclusivos e soluções criativas, para aquele que é o espaço mais movimentado nesta altura do ano: a cozinha.
As nossas casas
Nesta edição mostramos seis casas únicas, onde arte, design e renovações são os grandes destaques. Começamos em Barcelona, onde o estúdio Brákara, fundado pelo designer Luís Peixoto, diretor criativo, com Ruben da Silva, diretor de projeto, assina a remodelação integral deste apartamento no centro da cidade e construído em 1936. As fotografias são de Jordi Folch.
Seguimos para uma moradia única em West Village, desenhada pela aclamada Julie Hillman, e que foi remodelada em conjunto com o arquiteto Steven Harris, nome que integra a famosa lista ‘AD-100’. As fotografias são de Manolo Yllera.
A próxima paragem é em Lisboa, num apartamento, originalmente um T6, que entretanto foi transformado num amplo T4 com uma vista desafogada da cidade. A coleção de arte que acolhe é extraordinária e coabita com peças de design e de mobiliário, num estilo tão eclético quanto possível. As fotografias são de Nuno Martinho.
Continuamos em Lisboa, na casa do fotógrafo Pedro Lança e de Bernardo, arquiteto, a que se junta o fiel Baltazar. Localizada nas Avenidas Novas, perto da Fundação Gulbenkian, a casa denuncia uma paixão pelas viagens e a arte, de um modo geral. As fotografias são de Pedro Lança.
Nesta edição temos ainda um projeto de renovação total assinado pelo estúdio de Iñigo Iriarte em San Sebastián. A casa está alojada numa propriedade construída em 1926, no bairro de Gros e trata-se da segunda habitação de um casal de 60 anos com uma filha. As fotografias são de Erlantz Biderbost.
A última casa é um pequeno apartamento projetado pelo estúdio llabb que dialoga com a monumentalidade do centro histórico de Génova, Itália. As fotografias são de Gaia Cambiaggi e Anna Positano, do Studio Campo.
Tudo boas razões para não deixar fugir a sua Urbana de dezembro. Por último, mas não menos importante, e porque não queremos que perca nenhuma edição, deixamos aqui o link para a sua assinatura. Despedimo-nos desejando um mês cheio de magia, uma quadra festiva cheia de luz e um Feliz Natal !