Por a 31 Dezembro 2024

O Mayúscula Estudio assina o projeto de remodelação desta casa espetacular no coração do bairro de Salamanca. Aqui, a nova disposição otimiza a luz, a fluidez e o conforto. As obras de arte selecionadas conferem um toque de requinte e personalidade. Concluído em 2024, o projeto é hoje um caso sério de elegância e requinte. 

Projeto: Mayúscula Estudio / Fotografia: Lupe Clemente / segundo a memória descritiva 

Com mais de 300 m², este projeto integral de reabilitação e design de interiores faz da exclusividade e do design de alta gama o seu eixo central, fundindo funcionalidade e sofisticação. Localizado na rua Ortega y Gasset, no coração do bairro de Salamanca, em Madrid, o apartamento de 300m², repensado na sua totalidade pelo Mayúscula Estudio, apresenta uma escolha meticulosa de elementos, acabamentos e materiais de grande design e alta gama, que ajudam a definir a essência de cada espaço. A exclusividade torna-se, assim, o ponto central e o fio condutor do projeto, refletindo um equilíbrio requintado entre funcionalidade e sofisticação.  

O imóvel é composto por um amplo hall de entrada, três quartos em suíte, cozinha, sala de estar e jantar, casa de banho social e um estúdio multiusos com casa de banho. Todos os pormenores foram pensados para criar um ambiente onde os detalhes vistosos surgem para se fundirem com a neutralidade, sobriedade e qualidade de cada canto. Transformada, esta casa revela-se hoje uma verdadeira galeria, onde cada obra, seja uma pintura, escultura ou fotografia, acrescenta um toque extra de exclusividade e requinte. Exemplo disso são as telas de Mónica Baquedano e as esculturas e pinturas de Gerard Maló que decoram a sala de jantar, o corredor, as casas de banho e os quartos, bem como as fotografias de YellowKorner que personalizam o quarto principal.  

Concebida para gerar conforto e bem-estar, a casa respira noções da filosofia Feng Shui, privilegiando a fluidez, o equilíbrio e a harmonia de cada espaço. O layout é criado para otimizar a luz e a circulação; são utilizados materiais naturais, como a madeira, o mármore ou a vegetação natural; e as formas curvas predominam tanto no mobiliário como em vários detalhes arquitetónicos. As cores neutras são combinadas com toques vibrantes, como o encarnado e o verde, criando um equilíbrio perfeito entre serenidade e vitalidade.  

“Ao entrar na casa, destaca-se um hall, no qual foi criado um cubo lacado de alto brilho, concebido como um espaço marcante e elegante ao mesmo tempo. Esta entrada, que se torna o coração da casa, não só impressiona pelo seu design, como também favorece a circulação da luz e do ar, e facilita o fluxo através dos demais espaços, cuja linha é muito mais neutra e harmoniosa”, afirmam os arquitetos e designers de interiores, José Manuel Fernández e Gerardo Malo. 

Moderno e elegante, o apartamento caracteriza-se por linhas simples e uma simplificação cuidadosa dos espaços. “Eliminámos o ruído visual eliminando os elementos desnecessários, como as portas iniciais nos corredores, e incorporámos portas embutidas e apaineladas nos quartos e nas casas de banho para alcançar a abordagem estética desejada”, explica o estúdio. As casas de banho foram concebidas como espaços acolhedores para preservar a energia vital, acrescentando serenidade e calor ao conjunto. A sustentabilidade está muito presente no projeto através da instalação de aquecimento por via do piso radiante, domótica, sensores de movimento para a iluminação e torneiras economizadoras de água. 

Sendo o núcleo visual e emocional da casa, o hall é sinónimo de contemporaneidade e beleza. Concebido para impressionar e unir as diferentes áreas da casa, este espaço distingue-se pelos seus painéis verticais de alto brilho num sofisticado tom de verde, evocando frescura e natureza. O pavimento em mármore verde reforça uma verdadeira sensação de envolvência. 

Acima do teto, um inovador candeeiro de fita têxtil atravessa o espaço, dando um toque contemporâneo e versátil. As aberturas das portas em madeira harmonizam-se com a treliça que emoldura a janela existente. Como destaque, um aparador encarnado vivo ocupa o centro do palco, injetando energia e vitalidade. Este toque de cor transforma o hall num espaço acolhedor e cheio de carácter, perfeito para receber os convidados. 

Na cozinha, dá-se continuidade à estética e aos contrastes elegantes. Originalmente, a cozinha estava diretamente ligada ao hall, mas, seguindo os princípios do Feng Shui, foi redesenhada para evitar que esta divisão fosse visível a partir da entrada. Agora, o acesso faz-se a partir da sala de estar/jantar através de elegantes portas de correr translúcidas com vidro fumado, que permitem separar os espaços sem perder a luz ou o estilo, assegurando ao mesmo tempo a privacidade quando necessário.

A estrela da cozinha é a imponente ilha de pedra num sofisticado cinzento escuro, à qual se junta uma mesa baixa de madeira. A mesa, em madeira escura, dá uma sensação de continuidade por via dos acabamentos e tons do resto da casa; a bancada e o revestimento, no mesmo material da ilha, reforçam a coerência visual, criando uma estética equilibrada. O marcante candeeiro encarnado vibrante por cima do lavatório quebra a neutralidade do espaço, acrescentando um toque de caráter inesperado. Este contraste de cores é fiel à premissa do design, que procura surpreender com pormenores únicos. A arte também está presente na cozinha com uma obra de Gerard Maló, na parede. As prateleiras espelhadas fumadas junto à janela jogam com os reflexos, acrescentando profundidade e dinamismo.  

As cadeiras escuras, as cortinas de ondas perfeitas, presentes noutras divisões da casa e a iluminação elegante, liderada por um candeeiro pendente oval, completam um ambiente de estética contínua e belos contrastes. 

 A sala de estar/jantar apresenta-se como um ambiente amplo, aberto e cheio de luz, onde os tetos altos e brancos e a seleção de obras de arte criam um resultado único. Alguns elementos estruturais, como as prateleiras integradas junto à porta que dá acesso ao hall, tornam-se peças de design por si só. Na sala de estar, a elegante lareira é o ponto focal, apoiado pelos dois sofás numa combinação inovadora de pele e tecido.

Os cadeirões, estofados em pele e num atraente tom de verde, combinados com uma estrutura de madeira, encontram-se junto à saída para o hall, como elemento de ligação visual com o resto do percurso. A mesa de centro em vidro com pernas pretas é complementada por um tapete com uma textura original e de grandes dimensões. Por cima de ambos os sofás, destacam-se duas pinturas ricas em formas e geometria: uma é uma criação do artista Gerard Maló e “Verde en dos” é assinada por Mónica Baquedano para a Línea Lateral. Iluminar estas obras e dar-lhes maior destaque é possível graças aos focos do teto, instalados através de calhas flexíveis e magnéticas, que permitem criar vários jogos de luz e composições.

A variedade de cores dos têxteis, com a presença de verde, castanho, cinzento, encarnado ou uma combinação preto-bege, segue uma filosofia harmoniosa, complementada pela presença de vegetação natural decorativa. Por seu turno, na sala de jantar, a mesa de madeira com pernas grossas e curvas chama a atenção, rodeada por luxuosas cadeiras em pele castanha. Os dois candeeiros pendentes esculturais, compostos por madeira e tons têxteis, os dois espelhos curvos na parede, que refletem a luz natural das janelas e uma escultura de aço com uma base de madeira no chão conferem uma dimensão artística à sala. 

Todos os quartos desta casa combinam exclusividade, beleza e funcionalidade. O quarto principal foi concebido como um refúgio acolhedor, pensado para o descanso, a descontração e a recarga de energias. À entrada, uma zona de vestir e um pequeno toucador, composto por uma mesa de madeira preta e uma cadeira que combina madeira escura e pele, oferecem um local funcional e simplesmente bonito, antes de entrar no coração do quarto.

O design do quarto está centrado na criação de recantos personalizáveis, como é o caso da estante e da mesa de apoio, concebidas para suavizar a estética geral e ser úteis, sendo perfeitas para tomar um pequeno-almoço tranquilo, trabalhar ou guardar objetos pessoais.

A cama, protagonista do espaço, destaca-se pela sua cabeceira extragrande e retro iluminada. A combinação de madeira de carvalho e couro branco texturado confere um toque agradável e sumptuoso. As curvas suaves simbolizam recolhimento e aconchego, uma estética que também se reflete nos candeeiros de parede e suspensos, bem como nas duas mesas de cabeceira.  

Os tecidos orgânicos escolhidos desempenham um papel fundamental na envolvência do ambiente com tons suaves, como o branco ou o cinzento, que transmitem serenidade, e um toque de vermelho, que confere força e dinamismo. Duas fotografias na decoração lembram-nos mais uma vez que, nesta casa, a arte é um aspeto fundamental: a da secretária e a da estante principal. 

O segundo quarto realça as linhas fluidas e as curvas elegantes, com a cor verde a ocupar o lugar central. A cabeceira da cama, num verde petróleo, torna-se o ponto de destaque, com as suas suaves ondulações. A iluminação desempenha um papel crucial, com um candeeiro versátil localizado acima da cabeceira da cama, que permite que as suas luminárias sejam ajustadas de acordo com as necessidades, criando uma luz flexível e criativa.

Aos pés da cama, um sofá-cama cinzento feito à medida acrescenta funcionalidade, proporcionando um canto extra para relaxar, uma cama auxiliar ou uma superfície de arrumação. Em frente à cama, um armário robusto em carvalho, sob uma televisão embutida, ajuda a organizar e a personalizar o espaço. A cama, concebida como uma tela em branco, está vestida com tons suaves de azul e cinzento que trazem frescura e harmonizam a decoração. O candeeiro de mesa e as duas mesas de cabeceira, em madeira preta, conferem distinção.

No terceiro quarto, descontraído e informal, as duas camas separadas, feitas à medida, são abraçadas por grandes painéis de madeira na parede, dispostas de forma diferente, cada uma com o seu espaço de lazer a seus pés: uma com um banco, a outra com um cadeirão azul e uma mesa. Pormenores como os nichos de madeira completam a funcionalidade do quarto. Os têxteis brancos são enriquecidos pelas cores azul e mostarda das almofadas, para maior frescura e dinamismo. A luz de leitura subtil e elegante convida a relaxar e a geometria e as cores do quadro de Gerard Maló na parede oferecem um toque de arte e de contemporaneidade.   

Neste projeto, cada uma das cinco casas de banho existentes – quatro em suíte e uma casa de banho social – embora com personalidades únicas, partilham uma linguagem estética coerente: adaptam-se às necessidades dos utilizadores e oferecem uma experiência sensorial que promove o descanso e o bem-estar. Cuidadosamente concebidas, combinam funcionalidade e beleza para ir além do meramente utilitário. 

O lavabo social segue a filosofia do hall, a de surpreender todos os visitantes, destacando-se pelo seu impacto. As paredes revestidas de madeira escura, do chão ao teto, marcam um caminho sereno para o interior, onde predominam os tons sóbrios e escuros. Um espelho fumado no teto amplia visualmente o espaço, enquanto o chão e as paredes são revestidos a madeira e mármore verde natural, tal como o hall, para combinar com a entrada e criar uma atmosfera envolvente. O lavatório em mármore assenta sobre uma bancada preta, criando um contraste requintado. Um espelho retro iluminado na parede é complementado por um candeeiro suspenso de design industrial. Nas restantes casas de banho, os tons neutros predominam e conferem serenidade e intimidade. O design leve, contínuo, harmonioso e sofisticado reflete-se na presença de divisórias do chão ao teto com perfil preto e vidro canelado, bem como no mobiliário de linhas simples, que combina materiais como a madeira natural e a porcelana nos lavatórios. Os pavimentos em porcelanato de grande formato, bem como os revestimentos de parede no mesmo material ou em tons semelhantes de papel de parede texturado, proporcionam continuidade e suavidade visual. Os nichos iluminados no interior dos chuveiros são elementos arquitetónicos que fazem a diferença em termos de atenção meticulosa aos detalhes. 

A tecnologia de domótica cuidadosamente integrada reduz a presença de elementos elétricos visíveis, oferecendo uma utilização eficiente da iluminação e de outras funções. A casa de banho contígua ao quarto principal é um verdadeiro oásis privado, transcendendo a sua função tradicional, assumindo ares de um verdadeiro spa. O móvel flutuante de madeira, feito à medida, confere leveza ao espaço, enquanto os dois lavatórios de porcelana ajudam a elevar uma elegância contemporânea. Um imponente espelho circular emoldurado por dois candeeiros de cobre, bem como as torneiras pretas integradas, reforçam a sua linha requintada e vanguardista. O robusto banco de madeira permite descansar e torna o ambiente mais acolhedor. Os radiadores de toalhas mostram distinção sem sacrificar a funcionalidade do ambiente. As paredes são revestidas com espelho fumado escuro, o quadro “B. 7” de Mónica Baquedano para a Línea Lateral e o grande candeeiro suspenso de design garantem profundidade e caráter. 

0
Would love your thoughts, please comment.x