Por a 9 Maio 2025

Localizada na pitoresca vila de Alcanhões, esta casa, do início do século XX, oferece uma vista deslumbrante para o campo e para a cidade de Santarém, a tão-só 5 km de distância.

Edição: Isabel Figueiredo / Fotografia: José Manuel Ferrão / Produção: Amparo Santa-Clara

O terreno ocupa cerca de dois hectares e conta com uma casa principal de 180 m², além de um anexo de 220 m², ambos inseridos num contexto de tranquilidade e beleza natural. Com uma história que remonta a 1930, esta casa foi adquirida por João e Maria em 2021, durante a pandemia de COVID-19. O casal, com filhos pequenos na altura, procurava uma residência fora de Lisboa para desfrutar com a família e amigos, longe do confinamento dos apartamentos urbanos. “Quando a vimos pela primeira vez, a casa estava em ruínas, mas o potencial para transformação era claro”, conta-nos João. “Os anexos tinham uma vista incrível, o jardim era inexistente, apenas existiam ervas e era necessário reconstruir tudo, integrando os próprios anexos, alinhando e harmonizando os dois volumes”, prossegue. Neste processo, o jardim foi desenhado de raiz e foi ainda criada a zona da piscina bem como o alpendre.

“Apesar da resistência inicial de Maria à compra, vimos ali uma oportunidade única de criar um espaço que equilibrasse conforto, funcionalidade e harmonia com a envolvente”. João e Maria tinham vendido recentemente um apartamento em Lisboa e para eles estava na altura de terem um espaço fora da grande cidade para usufruto ao fim de semana e sempre que desejado.

O projeto de reabilitação foi desenvolvido em colaboração com a arquiteta Luísa Ramalho, amiga do casal, e envolveu uma renovação total da estrutura. “A casa foi equipada com novo telhado, pavimentos, isolamentos e sistemas elétrico e de saneamento. A área de estar foi reorganizada, com os quartos deslocados para a face norte e a antiga sala foi transformada numa ampla área de jantar e estar, com uma generosa exposição solar a poente”.

No exterior, foi criado um alpendre, tornando-se o local ideal para refeições ao ar livre, enquanto a piscina, com vista para Santarém, complementa a experiência ao ar livre. O anexo, que originalmente abrigava uma oficina de marceneiro e uma adega, foi transformado em espaços amplos e funcionais, com destaque para uma sala de jogos e um quarto de visitas com casa de banho. A ligação entre esses espaços foi cuidadosamente pensada para preservar o charme original, sem prejuízo da sua integração na renovação da casa.

O design de interiores, pensado por João e Maria, mistura elementos rústicos com toques modernos, de forma a manter a essência original da casa, sem renunciar ao conforto contemporâneo. O uso de materiais como o piso de pinho na casa e o cimento afagado no anexo, além das paredes brancas, confere à propriedade uma sensação de leveza e simplicidade. A decoração, uma fusão de peças antigas e contemporâneas, reflete o gosto pessoal do casal e cria um ambiente acolhedor e cheio de personalidade.

No que diz respeito ao jardim, foi dada uma atenção especial à escolha das plantas mediterrâneas, que requerem pouco consumo de água e integram-se, harmoniosas, no contexto rural. Nos meses mais quentes, o espaço que envolve a piscina é ideal para momentos de lazer; no inverno, a casa assume-se como um refúgio aconchegante, com a lareira como o ponto de encontro da família. “Os miúdos andam sempre de galochas, exploram o terreno, e tudo isto contribui para uma atmosfera familiar e acolhedora”.