“O Regresso a Casa” é o nome da instalação que Manuela Pinto, fundadora da CódigoDesign vai apresentar no SLEEP IN. Em entrevista à URBANA, desvendou um pouco mais sobre a sua participação.
O SLEEP IN 2025 – Instagram Edition, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a Revista URBANA, está de volta e promete mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, no Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, gastronomia e arte. Em entrevista à URBANA, Manuela Pinto, da CódigoDesign revelou um pouco sobre a sua participação.

URBANA: O que nos pode revelar sobre a pessoa ou personagem que serve de inspiração ao seu ambiente?
Manuela Pinto: A Fundação Casa de Mateus, situada em Vila Real, é uma instituição privada com missões de serviço público nas áreas patrimonial, cultural, artística, educativa e de divulgação científica, que se apresenta como um polo de intensa atividade cultural, num território de baixa densidade. Desenvolve, desde a sua instituição, em 1970, uma programação cultural e artística persistente, que a torna num polo cultural estruturante na cidade, na região e no país. Gere um exuberante parque natural, onde confluem pessoas e ideias de todas as partes do mundo. Acolhe artistas e cientistas, promovendo residências, projetos de investigação, e estudos sobre equilíbrio ambiental e produção sustentada; procura novas formas de ver e de fazer, mais, melhor, diferente; e novas abordagens à cultura da terra, do intelecto e do espírito. Está alicerçada na história, mas em permanente evolução.
Para si, como é o quarto ideal ?
Há́ duas peças que considero basilares para a construção do relaxamento que necessitamos – o colchão e a almofada. E um ambiente tranquilo, que com um bom design resulta intemporal; seja de estilo rústico, contemporâneo, minimalista ou temático.
Na sua opinião, atualmente o que ditam as tendências em termos de decoração para quartos?
Não gosto de seguir tendências, prefiro ambientes intemporais, com um bom design. No meu projeto a natureza é a tendência. A cor de uma parede define o ambiente, podemos chamar-lhe a tendência. Aqui selecionei a ‘Terracota’. A partir desta, construímos os restantes elementos.
O que é indispensável ter num quarto?
Sugiro perguntar o contrário: “O que é indispensável não ter num quarto?”. Uma televisão.
Na sua opinião, o que a Revista URBANA enquanto parceira do SLEEP IN acrescenta ao evento?
A comunicação com um público alargado, mas também interessado nesta temática, é fundamental para o sucesso do evento.
Deixe-nos 3 dicas para tomar um quarto num refúgio.
Envolvê-lo pela Natureza traz-nos um “Regresso a Casa” – à própria Natureza.
A música que é o próprio ambiente natural, seja dos pássaros, da água, do vento a tocar nas árvores….A simplicidade do design dá-nos ambientes intemporais. Estes perduram e dão-nos a tranquilidade necessária para repor as energias.
Sobre o SLEEP IN

O SLEEP IN 2025 – Instagram Edition, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a revista URBANA, está de volta, prometendo mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, no Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, gastronomia e arte. Este ano, a temática “Instagram Edition” convida os participantes a explorar e interagir com os ambientes de forma a gerar experiências sensoriais que poderão ser partilhadas no universo digital. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é acolhido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CRVV), e a NEUCE assume o papel de Main Sponsor, reforçando o apoio ao talento nacional e à inovação no design.