Neil Tomlinson Architects foi o gabinete que arrecadou o tão cobiçado prémio do universo do Design de Interiores.
O projeto teve como ponto de partida a reconversão de uma antiga garagem comercial transformada em habitação familiar, tipologia T3 com duas casas de banho. A propriedade espaçosa e cheia de luz contempla duas escadas de madeira com ripado em carvalho maciço.
O projeto foi solicitado por Sizona Property Development, especializado em reformas de residências, contratou Neil Tomlinson Architects para converter a garagem em três residências individuais. No novo piso térreo, de 52 metros quadrados, foi agora aumentado em cerca de um terço.
O objetivo foi criar um design clean e orientado à arquitetura, com alvenaria exposta e materiais naturais de alta qualidade. Preferencialmente, com a sensação de espaço e interligação entre os diferentes pisos. A fachada teve de ser respeitada, mantendo-se, por isso, igual.
“O principal desafio deste projeto”, explica o arquiteto Neil Tomlinson, “foi criar entrada de luz suficiente, pois a propriedade tinha apenas luz a entrar pela frente e nenhuma por trás. O layout também é típico, são casas tradicionalmente longas e finas, o que faz com que a iluminação da parte traseira da propriedade seja fundamental. ‘
O piso superior do imóvel ganhou, igualmente, luz extra a partir de três novas luzes de teto, duas das quais estão localizadas sobre as instalações sanitárias, enquanto uma terceira luz de teto incide diretamente sobre a escada de ripas abertas que segue do chão ao primeiro andar.
Efetivamente, o novo design também garantiu que a nova casa fosse o mais aberta e leve possível. A escada e as principais características da habitação são adicionalmente iluminadas por soluções ocultas escondidas nas bordas do teto da escada por luzes de fita LED.
O novo andar térreo, onde estão localizadas áreas de cozinha, sala de jantar e lounge, também beneficia de luz artificial adicional na forma de um lustre suspenso de lâmpadas nuas da Buster & Punch. O design da cozinha é personalizado e reflete a luz, apresentando unidades de poliéster lacado a brilho.
No primeiro andar, existem dois quartos para crianças ou hóspedes com casa de banho e uma master suíte.
No que diz respeito a mobiliário de interior, as peças escolhidas são clean e minimalistas, complementadas depois por obras de arte cuidadosamente escolhidas.
Fotografias de Agnese Sanvito