Por a 6 Abril 2020

Fomos à procura do que os especialistas recomendam e reunimos as guidelines para uma casa mais fresca e de acordo com esta estação.

CORES

Cansados das cores exuberantes dos últimos anos, teremos agora uma abordagem mais moderada. A ideia parte de Ellen Sideri, CEO da ESP Trendlab, que detecta e analisa tendências de design para mais de 1000 marcas em todo o mundo. Os tons neutros quentes ressurgem em detrimento dos neutros mais frios, como são os cinzentos ou os esbranquiçados.

A Ikea revela também no seu catálogo a tendência do monocromático, nomeadamente em cozinhas. Bem como, o ton sur ton no resto dos ambientes que é como quem diz… que tal combinar as paredes com a mesma cor das mobílias?

Mas para sentir a verdadeira frescura da primavera a Worth Global Style Network propõe o neomint, o tom de hortelã que combina na perfeição com os materiais naturais.

SUSTENTABILIDADE

Seaya Surf Houses

A preocupação ecológica surge no topo das tendências (e não só para as estações mais quentes do ano). Esta questão é unânime em todos os designers e “ditadores” de tendências. Apostar em materiais amigos do ambiente é cada vez menos uma tendência…  pois veio mesmo para ficar! “Precisamos de parar de pensar na sustentabilidade como uma tendência e abordá-la como uma expectativa e uma demanda – um requisito intrínseco em todos os níveis do mercado”, diz Gemma Riberti, chefe de interiores da WGSN Lifestyle & Interiors.

O conceito começa desde logo no momento da construção – através do chamado green building – representando as construções com maior eficiência dos edifícios no que diz respeito à utilização da energia, da água e de outros recursos naturais.

MATERIAIS NATURAIS

Entrudo

Objetos mais originais, com influência no estilo nórdico, belos pela imperfeição de algumas das suas formas, já não são totalmente novidade. Mas, efetivamente, a aconchegante influência escandinava vai durar através das suas formas orgânicas e tons naturais, elementos-chave do design, diz Riberti. Falamos de materiais produzidos com a sustentabilidade em mente – madeira natural, têxteis reciclados, fios não tingidos e tecidos macios, barro quente em acessórios de mesa… E, ainda, o vime, o ratã, o linho, o algodão, o sisal, a a madeira, o barro ou a cortiça.

FORMAS GEOMÉTRICAS

Ikea

No que diz respeito a padrões vimos muito, nos últimos anos, a tendência das folhas de bananeira ou as estampas botânicas. No fundo motivos da flora e fauna silvestres em diversos artigos para casa. Embora continuem a surgir serão agora menos exuberantes, cada vez mais, iremos ver as formas geométricas reinventadas através de objetos do quotidiano. Incluindo, naturalmente, motivos recorrentes de círculo, retângulo.

INFLUENCIAS JAPONESAS

Tutto

Dada a tendência para um certo depuramento nos últimos anos, não surpreende que a estética japonesa seja agora uma forte tendência. Os materiais naturais, associados a formas e linhas simples transmitem um certo sentimento harmonioso. Podemos observá-las e adoptá-las de diversas formas, como por exemplo em camas rebaixadas – uma das suas maiores expressões ,modernas e inspiradoras, nas suas formas e detalhes. Os painéis deslizantes de madeiras, as estruturas e vigas a descoberto são outra das suas características que têm ganho adeptos. E, claro, acessórios e padrões angulares que aludem a dobras de origami.

CONFORTO

José Manuel Ferrão

Totalmente independente ao estilo. O conforto deverá ser uma constante. Casas vividas, com sofás grandes, cheias de almofadas, tapetes e cadeiras revestidas vão dominar as tendências de decoração nesta época. Quer em ambientes de interior, quer em exteriores.

0
Would love your thoughts, please comment.x