Fotografias – Ricardo Oliveira Alves
Colunas de ferro e arcos de pedra – uma casa única e uma alma muito especial.
Na Calçada do Combro, um apartamento antigo esconde uma ampla e distinta casa de família.
Banhada por uma luz natural incrível, esta casa tem tudo aquilo de que uma família de quatro precisa: espaço, conforto e, coisa rara em Lisboa, um jardim!
A verdade é que quando Madalena Arbués Moreira, arquitecta especialista em remodelações e dona da casa, viu no espaço degradado um potencial único, como só uma arquitecta poderia captar!
Com as obras de restruturação lideradas pela própria e com uma sensibilidade única para captar o melhor da estrutura original, combinando-a com novos materiais e com um design muito contemporâneo, o resultado foi melhor ainda do que o esperado.
A sala é exemplo disso, o espaço amplo com as tábuas de madeira corridas, o arco de pedra e os tectos bem altos convidam-nos a conhecer os detalhes bem familiares que decoram toda a casa.
Nela encontramos duas zonas de estar, marcadas por duas colunas de ferro, uma original de construção e outra colocada na obra.
Esta espaço, que dá para o jardim, é delineado por dois sofás em tom verde seco, e uma mesa de centro desenhada pela arquitecta.
Na parede de fundo, uma enorme galeria mistura arte antiga, contemporânea, e mesmo pedaços de história.
Do outro lado do arco está a casa de jantar.Uma zona que se faz salientar pelas longas janelas com vista para a rua.
Também aqui o gosto pela pintura está bem representado nas paredes cheias que rodeiam a grande mesa de jantar. Esta apresenta uma particularidade – os pés são originais, mas o tampo é lacado azul.
Entre a casa de jantar e a sala de estar, uma mesa antiga e uma cadeira Charles Eams servem de escritório da casa!
No piso de cima temos os quartos – passando pelas escadas muito arquitectónicas e que atravessam não só a zona da sala como também o tecto da cozinha.
Os quartos das filhas são o reflexo da idade e gosto de cada uma; por exemplo num dos quartos um enorme espelho cobre toda uma parede, visto que essa filha estudava ballet e por isso o quarto foi preparado para tal.
Em ambos os quartos, a luz é muito leve, sempre iluminada de forma natural, e as cores são claras e pouco agressivas.
No quarto de casal, a luz ganha novamente uma presença quase sobrenatural. Na casa de banho, e exactamente para aproveitar essa luz, o lavatório e o espelho foram propositadamente colocados de maneira a ter um pouco do ambiente exterior nesta casa de banho interior.Lá fora, na zona do jardim, temos a percepção da fachada e dos vários níveis da casa.
Veja mais desta casa aqui:
Contactos:
Arquitecta Madalena Arbués Moreira