Fotografias: Ricardo Junqueira
Há um desafio que todos os convidados desta casa fazem, sabe qual?
Nesta casa, de um casal que adora receber, não há convidado que não seja desafiado a contar 100 borboletas diferentes num quadro cheio delas embalsamadas. Mas se acha que é fácil, engana-se, a Urbana tentou e não conseguiu. A verdade é que ser recebido nesta casa é assim, portas abertas, um sorriso nos lábios e uma visita guiada por entre quadros e quadros que forram as paredes da casa deste casal.
Cada peça é única, cada recanto original, e não só pelas peças em si, mas pelo ambiente, pela maneira como as dispõem. É sem dúvida, uma casa única.
O gosto pela arte, pela estética é mais do que óbvio, e daí esse bem receber, essa apresentação, esse gosto por mostrar por contar as histórias por de trás do quados.
A decoração desta casa é na realidade o compilar de várias peças, umas de família outras de uma casa que tinham no campo, mas a cima de tudo de peças de arte com as quais se vão cruzando ao longo dos anos.
A própria estrutura da casa foi um ato ‘’artístico’’ uma vez que a casa original era literalmente o oposto da agora existente. Os quartos eram onde é agora a sala e a cozinha onde são os quartos. Mas a vontade e tirar o maior proveito da luz e do espaço levou a que o casal unisse forças com o arquiteto e redefinissem o espaço à medida desta família.
A ideia era não quebrar o tempo familiar e por isso evitar ao máximo espaços isolados, ou áreas totalmente independentes, como é exemplo na sala, onde o escritório é adjacente, mas completamente ligado, tanto à sala de estar como ao corredor central da casa.
O mesmo acontece na cozinha, que apesar de pequena prima pela luz abundante e pela forma prática como foi pensada.
A casa mostra em vários espaços, o cuidado pela disposição, pela organização e pela estética envolvente. É acima de tudo consistente, mantendo um fio condutor que marca uma identidade muito própria.
No quarto principal, que é de longe o espaço mais amplo, os donos optaram criar quase um refúgio intimista. A decoração ainda que muito na linha do resto da casa, é elevada pela presença de um invulgar jardim interior com plantas verdadeiras e figuras animais embalsamadas. A casa de banho deste quarto é em mármore rosa, e prima pela organização e divisão de espaços, um ponto importantíssimo para facilitar o dia a dia do casal.