No Porto, mais precisamente na Foz Velha, um verdadeiro refúgio com 370m2 abriga uma casa quente e cheia de alma, onde a vida quotidiana e a tradição se misturam, criando um ambiente muito intimista.
O projeto é dos arquitetos Raquel e Vasco Morais Soares, que criaram um verdadeiro paraíso num terreno de 500m2 .
A habitação, para além de estar inserida num local sossegado, no meio da cidade e a 100 m do mar, foi construída com todas as comodidades possíveis, contando com quatro quartos, um deles em suíte, ginásio, piscina, jardim a toda a volta da casa e um poço com água da mina.
No que toca à decoração, responsabilidade da decoradora Raquel Cerqueira Gomes, a casa ganhou uma alma muito elegante com o uso de peças de família, integradas com outras de marcas em que ambos os proprietários e a decoradora confiam e de que gostam. Exemplo disso são os candeeiros Ralph Lauren, a coleção de Shakers em prata antigos, a coleção de escovas em prata, a balança antiga completa de médico, a escrivaninha preta com pinturas feitas à mão do final do século XIX e parte da coleção de abafadores antigos em casquinha inglesa, na sala de jantar.
Para além destas peças, podemos ver nesta casa esculturas e quadros de Teresa Leiro e Jorge Curval, José Rodrigues, Jorge Pinheiro, Armanda Passos e José Luís Pais.
A esta combinação de peças de arte e mobiliário deve-se o ambiente tão familiar que faz sentir em cada espaço da habitação. Os tons quentes, os vermelhos, os ocres, os castanhos e os beges invadem a paleta que, combinada com a iluminação pontual e focada dos espaços, adiciona ainda mais a ideia de conforto e bem-estar.
No que toca a papéis de parede e tecidos, a Pedroso & Osório foi a marca escolhida uma vez que dispunham de uma vasta oferta de produtos que ia ao encontro do pretendido.
A imagem geral da casa remete-nos ao género Ralph Lauren, com um ambiente de descontração luxuosa e um ligeiro toque que nos relembra as american cottage houses.
Fotografia: Nelso Garrido