Por a 29 Março 2018

Natureza, arquitetura e património no pavilhão do novo Centro de Acolhimento aos visitantes de St-Roch-des-Aulnaies, Canadá.

42316-preview_low_2263-2_42316_sc_v2com

O conceito para a localização e construção do novo centro de visitantes de Seigneurie-des-Aulnaies, importante património cultural no Quebec (Canadá), baseia-se nos elementos característicos da paisagem circundante: o rio, as pontes, florestas e construções de pedra. Os arquitetos, do atelier Anne Carrier, optaram por uma abordagem de Land Art, concentrando-se em ambientes e materiais naturais. O objetivo era tornar o novo edifício o mais discreto possível e mostrar as características paisagísticas mais interessantes do lugar.
42317-preview_low_2263-2_42317_sc_v2com

O pavilhão resultante aproveita a inclinação do local: o edifício “funde”, minimizando o seu impacto visual no local, permitindo acessibilidade universal. A pedra é a fonte dominante de inspiração do projeto. Esta existe no local, em todas as formas: como uma parede de retenção, empilhada na margem do rio e talhada para uso no exterior da fábrica. Esta matéria-prima natural surge no novo pavilhão como uma parede de gabião. Enquanto isso, o telhado verde do edifício sugere um estrato exposto do solo subjacente e enfatiza a ideia da arquitetura com foco na paisagem ao dissipar todas as referências a edifícios. Os espaços interiores são organizados longitudinalmente, seguindo a linha do teto.
42324-preview_low_2263-2_42324_sc_v2com

Como porta de entrada para o o lugar Seigneurie, o novo pavilhão é usado para receber visitantes e controlar o acesso ao lugar, enquanto oferece aos visitantes uma visão geral das diferentes formas de explorar o sítio. O primeiro volume, em madeira e pedra, é usado para serviços, enquanto o segundo volume, com acabamento em vidro, abre-se na paisagem e fornece um “quadro” para observar a fábrica e as suas atividades. A diferença entre os dois volumes fornece uma visão do lado do rio da paisagem. Do lado da rua, a parede do gabião orienta os transeuntes em direção à entrada, caracterizada por uma janela panorâmica e um toldo fino preso ao edifício. O toldo fornece abrigo para atividades guiadas ou contemplação; é igualmenre projetado para orientar o visitante em direção à passarela de madeira que conduz à casa.
42327-preview_low_2263-2_42327_sc_v2com

O projeto, executado segundo um orçamento muito restrito, reflete uma abordagem contemporânea para integrar uma nova estrutura num local sensível, onde as principais prioridades eram destacar a arquitetura histórica e o património paisagístico. Minimizando o impacto ambiental e visual do pavilhão, os arquitetos mostraram um alto grau de sensibilidade em relação ao ambiente natural. Para além do desafio da integração com o meio envolvente, havia também a necessidade de abordar a aceitabilidade social do projeto – um desafio conseguido com sucesso graças a um cliente ativamente envolvido, aberto a novas ideias e apaixonado por Seigneurie des Aulnaies.

42323-preview_low_2263-2_42323_sc_v2com
Ficha técnica
Projeto: Pavilhão de acolhimento de Seigneurie des Aulnaies
Localização: Saint-Roch-des-Aulnaies (Québec)
Cliente: Corporação turística da Seigneurie des Aulnaies, Sr. Réal Perron
Projeto de arquitetura: Anne Carrier
Designers: Anne Carrier, Robert Boily B.arch./B.sc.a, Patricia Pronovost

Área: 150 m2

Prémios e reconhecimento

-Finalista “Prix d’excellence en arquitetura 2015, catégorie Bâtiments institutionnels publics”, premiado pela Ordem dos Arquitetos do Quebec

-Finalista “Prix d ‘Ação patrimoine 2015 na ação – Projet remarquable”

-Laureado “Prix Nobilis – Catégorie bâtiment comercial (novo ou renovação), interior e exterior, 2015”