O conceituado arquiteto assinou o projeto ‘fora da caixa’ da Casa da Fundação Wabi, no México.
Fotografia: João Morgado
O renomado e premiado arquiteto Álvaro Siza Vieira, vencedor do Pritzker 1992, foi convidado a projetar o novo centro de artes da Casa da Fundação Wabi. Fundação esta que tem como missão incentivar e gerar conhecimento, criar novas aptidões e habilitações às crianças da região do litoral de Oaxaca, no México.
O projeto mantém a simplicidade e adaptação ao ambiente natural, atendendo, em simultâneo, às crianças mais vulneráveis da localidade.
Ensinar a técnica e o processo de manuseio da argila revelou-se uma ferramenta muito positiva para a comunidade, desde há gerações quando passaram a ser ensinadas as várias atividades artesanais de forma criativa, através de artistas locais, ou de renome mundial. Sem dúvida, um marco importante na obra da Fundação.
O projeto é centrado num ‘Palapa’ principal, ou seja, num edifício com telhado de palmeira, no qual a modelagem do material é ensinada e as peças exibidas são resultantes destes mesmos ensinamentos. Dentro do ‘palapa’ principal existe ainda uma mesa de sete metros de comprimento, em cimento, ideal para os referidos trabalhos manuais.
A casa tem ainda espaço para armazenamento, instalações sanitárias e está equipada com um fogão.
Tudo está contido dentro de uma parede de tijolos em forma de semicírculo encerrando um pátio para o forno de barro. Esta parede, juntamente com outra, em forma de L, cria duas áreas distintas para armazenar a cerâmica, a argila e as ferramentas.
Para Inca Hernández, jovem arquiteto residente na Cidade do México que teve oportunidade de colaborar no projeto; “Foi uma honra ter feito parte da equipa de design, e ajudar a divulgar este sublime projeto cheio de simplicidade.”
FICHA TÉCNICA:
Area: 140m2
Arquiteto: Álvaro Siza Vieira
Arquiteto Coordenador no Porto: Clemente Meineres
Arquiteto Local: J. Alfonso Quiñones
Equipa BAAQ: Inca Hernández, Itzae Carrasco, Alfonso Sodi
Coordenador de construção: Mário Conde
Design estrutural: Alfonso Sodi.
Instalações: Heriberto Carmona
Construção Local: José Ramirez
Palapas: David Jiménez
Carpintaria: Javier Gomez
Localidade: Puerto Escondido, Oaxaca, México.
Ano: 2017