Um projeto de paisagismo encerra em si conhecimentos multidisciplinares, da botânica à arquitetura ou agronomia, para citar alguns exemplos. É tempo, por isso, de valorizarmos esta técnica que, em rigor, é uma arte.
Fotografia de destaque: Amit Pasricha
Qualquer projeto paisagístico envolve uma área exterior, tenha o seu planeamento foco num espaço residencial, comercial ou urbano.
Cada detalhe da casa é importante e no exterior não é diferente. Além de as plantas permitirem emoldurar ambientes também contribuem para um clima mais ameno, talvez por isso as casas enquadradas em bairros arborizados sejam cada vez mais valorizadas.
Um projeto paisagístico apropriado traz benefícios para as residências a começar, desde logo, pelo conforto térmico que acarretam. As imobiliárias sabem disso e, cada vez mais, fazem destas características pontos altos para a venda das suas casas.
Esta tendência verde veio para ficar e a nossa sugestão é que no caso de ter algum espaço exterior, por mais pequeno que seja, fale com um profissional de forma a potenciar o seu refugio ao máximo.
As paredes e tetos têm sido invadidas por plantas, naturais ou artificiais, são uma tendência e surgem como reflexo da necessidade de nos rodearmos pela natureza.
Tire partido de flores, vasos, pedras e demais elementos naturais que adicionem frescura à sua casa. Junte-lhe decoração de jardim: mesas, cadeiras, lanternas ou iluminação. Tudo conta na criação de um refúgio sereno que o conecte à natureza.
Não poupe tempo, examine cada possibilidade e ideia que lhe trazemos. Quem sabe se não encontra aqui a solução para o seu jardim/varanda/terraço?
Amit Pasricha
Francisco Nogueira
Juliano Colodeti
Fernando Guerra + SG
Juliano Colodeti
Robert Les
Joana França
Gui Morelli