Por a 17 Agosto 2021

Projeto: Ren Ito Arq. / Fotografia: Ivo Tavares / segundo a memória descritiva

Localizada em Vilar do Paraíso, nos arredores do Porto, a Casa da Calçada tem a sua origem no século XVIII. A propriedade estende-se por uma área de 5000 m2, na qual estão dispersos vários edifícios anexos.

Neste projeto, o terreno foi dividido pelos diferentes edifícios e cada uma destas áreas foi concebida como um lugar único. Foram renovadas uma residência e uma casa de hóspedes.


O caminho de aproximação à entrada sob treliça de videira aparece após passar-se o portão de entrada que foi reconstruído. Este percurso conduz o visitante a uma área que optámos por ampliar e na qual se inserem um hall de entrada e um quarto.


A partir do hall de entrada podemos ver a casa de hóspedes e o corredor das escadas.

O piso térreo da casa principal está atribuído às áreas comuns, como a sala de estar ou o escritório, enquanto as áreas privadas, como quartos e WC ocupam o segundo andar.

A casa principal tem um plano em forma de cruz com o corredor da escada no centro. O espaço de entretenimento está localizado no lado norte, o hall de entrada no lado leste, o escritório no lado sul, a sala de estar e a cozinha ficam no lado oeste do hall da escada no R/C.

No segundo andar, há o quarto principal, cuja casa de banho e o closet se situam no lado norte. Os quartos encontram-se nos lados leste e sul.


Podemos ver o jardim com relva no lado norte e o pátio sob videira ao sul separados pela sala de estar com janelas amplas. A sala tem treliças de madeira, uma lareira e uma cozinha. Há lavandaria, adega, loja de vinhos, quartos e ginásio no prédio anexo.


A casa de hóspedes tem 2 andares ligados por escadas. Há sala de estar, sala de jantar e cozinha no piso térreo. O segundo andar um quarto e uma casa de banho.

O edifício anexo da casa de hóspedes possui um vestiário para a piscina, uma casa de banho e arrumos destinados às ferramentas de manutenção do jardim.


Uma cozinha exterior e uma piscina são ajustadas à casa de hóspedes.

0
Would love your thoughts, please comment.x