Camila Fleck assina o projeto de remodelação de interiores deste apartamento na zona Oeste do Rio de Janeiro. A intervenção passou por adaptar os ambientes às novas exigências dos proprietários, entre elas, ampliar a zona social integrando a varanda.
Arquitetura: Camila Fleck / Fotografias: Gustavo Bresciani
Localizado na Barra da Tijuca – na zona Oeste do Rio de Janeiro -, de frente para a Lagoa de Jacarepaguá -, este apartamento de 160m2 foi alvo de uma remodelação que incidiu na zona social, na generosa varanda e nos três quartos. A arquiteta Camila Fleck assina o projeto.
Os proprietários – um casal com dois filhos – sentiu necessidade de adaptar os ambientes do apartamento às exigências da rotina atual de cada membro da família. Entre as ideias, estava a de integrar a varanda na sala, juntamente com uma zona goumet, conseguindo assim abrir um novo espaço para a sala de jantar – que ocupa agora a antiga varanda.
Outro dos pedidos feitos a Camila Fleck foi o de atualizar o quartos dos filhos – considerando a estética e idade de cada um – incluindo no conjunto zonas de estudo.
Por último, o casal pediu para que no seu quarto fosse integrado uma zona de escritório, para ser usado em períodos de teletrabalho.
Camila Fleck conta: “o casal apresentou-me referências em tons de cinza e madeira, bem como ambientes modernos e minimalistas”. “No quarto dos filhos, como eles adoram basquete, aproveitei os elementos existentes relacionados com desporto”, acrescenta.
Segundo a arquiteta, o primeiro passo no projeto de remodelação foi o de eliminar a separação entre a varanda e a sala. Foi ainda demolida uma churrasqueira existente e substituído o pavimento da zona social por outro em porcelanato em tons de cinzento.
Nos quartos, o porcelanato foi substituído por piso vinílico amadeirado, de forma a conferir às áreas mais privadas um ambiente mais acolhedor.
Como os ambientes da área social passaram a estar integrados, Camila Fleck optou por um sofá modulado disposto em ilha, com assentos voltados para todos os lados e um encosto móvel. Segundo a arquiteta, esta solução conferiu ao espaço uma atmosfera descontraída de lounge, que se adapta a diferentes funções, como: ver televisão, relaxar, conviver em família ou reunir amigos.
“Para além da versatilidade, outra vantagem deste tipo de sofá é a de que ocupa menos espaço que dois sofás dispostos de forma tradicional e torna o espaço mais leve”.
Camila Fleck destaca ainda o grande portal da sala – executado em marcenaria, com armários nas partes laterais e uma sanca iluminada a 2,20m de altura, que ocupa a linha que delimitava o espaço da varanda.
A arquiteta sublinha ainda o painel de madeira que envolve o hall de entrada, dando a sensação de ser uma grande caixa de madeira, e que continua na parede principal da sala, disfarçando a porta de correr que dá acesso à cozinha.