Adjaye foi o primeiro vencedor do galardão. Para ficar a conhecer melhor um dos mais destacados arquitetos da sua geração, fizemos uma seleção de três projectos residenciais e dois de design de produto.
Fotografia de entrada: Josh Huskin
Reconhecido pelas inúmeras contribuições para a arquitetura, o design e a comunidade, Sir David Adjaye foi o vencedor do primeiro prémio Charlotte Perriand, um galardão criado pelo Créateurs Design Awards que reconhece a excelência na indústria do design.
Adjaye foi distinguido pela sua abordagem holística e impactante no desenvolvimento de tipologias residenciais, comerciais e culturais.
Sir David Adjaye é um premiado arquiteto ganense-britânico conhecido pela sensibilidade artística e pela forma como a introduz nos seus projetos comunitários. A forma como usa os materiais e a sua sensibilidade visionária destacam-no como um dos principais arquitetos da sua geração.
Escolhemos 10 projectos de David Adjaye que vale a pena conhecer:
Dirty House, Londres, 2002
Dirty House é um armazém convertido em apartamentos e estúdio de arte, que se carateriza pelas paredes pintadas de preto e um telhado bem iluminado.
Sunken House, Londres, 2007
Projetada para parecer um cubo gigante, esta casa na cidade de De Beauvoir, em Londres, foi desenhada por Adjaye para o fotógrafo de arquitetura Ed Reeve. O nome “Sunken House” refere-se à forma como o edifício é parcialmente enterrado para criar um terraço isolado. Outras características incluem paredes de madeira e uma janela que contempla uma esquina.
Carriage House, Nova Iorque, 2010
A “Carriage House” já existia como uma casa de carruagens abandonada de 1897 na Park Avenue, em Nova Iorque. É agora a residência de uma jovem família e da sua extensa coleção de arte contemporânea.
Washington Collection, para a Knoll, 2013
O arquiteto juntou-se à marca americana Knoll para lançar uma coleção de móveis que inclui duas cadeiras – Skin e Skeleton -, e uma mesa em bronze – Corona. Mais tarde, Adjaye expandiu a coleção com uma série novas cadeiras, bancos e mesas.
A coleção de inspiração Art-Deco para a Moroso, assume o nome das almofadas circulares que formam os assentos e o encosto de cada peça. As almofadas estofadas são mantidas dentro de anéis de aço inoxidável tubular, que também é dobrado para formar uma estrutura de suporte de pernas.