Existem gestos que são determinantes. Detalhes de tamanha grandeza que, conseguem alterar espaços e modos de viver. Foi o que aconteceu neste apartamento. Um projeto assinado por José Tiago Rosa e Nuno Miguel Tavares.
Arquitetura: José Tiago Rosa + Nuno Miguel Tavares. Arquitectos / Fotografias: do mal o menos / Descrição enviada pelos autores do projeto
Num apartamento relativamente recente, percebemos que as áreas pouco generosas dos diversos espaços se desperdiçavam nas circulações. Assim, o objectivo central deste projecto passou pela procura de conquistar luz natural, e a integração de um espaço de escritório no eixo principal de circulação.
A estratégia de intervenção centrou-se em garantir clareza e lógica nos diferentes momentos do habitar. Assim, criámos um espaço de escritório que se traduz num móvel/estante que permite relações visuais e espaciais entre programas. Sentimos que a comunicação entre o espaço de sala e o novo escritório seria uma mais valia para a vivência do dia a dia, oferecendo luz natural ao espaço de circulação que é ao mesmo tempo escritório/arrumação.
A partir desta peça de mobiliário, separámos a zona social, da zona privada com um simples gesto revelado por dois painéis de correr.