A residência está localizada no coração do bairro de Ciutat Vella, a poucos metros do antigo mercado de Born, num dos bairros mais elegantes de Barcelona
Projeto: GokoStudio
Superfície: 50 m2
Data de renovação: 2017
V2com / Fotografias: Valentín Hincú
Desde o início, uma das premissas mais interessantes era o foco da cliente em como deveria usar a sua casa: um espaço aberto e de fluxo livre. Algo que os arquitetos do Goko Studio tiveram em linha de conta.
Os requisitos funcionais recomendavam a redefinição completa do espaço. A proprietária estava disposta a evitar plantas típicas de casas convencionais. Procurava acima de tudo flexibilidade no uso do espaço: uma área de superfície limitada de 50 m2 tinha de se transformar no seu refúgio, na sua área de trabalho e num lugar para receber amigos sem que fossem necessárias áreas projetadas exclusivamente para cada função. Um princípio orientador foi a criação de várias áreas sem estabelecer hierarquias para priorizar sua versatilidade e conservar a intimidade de certas áreas, como o quarto.
De um ponto de vista espacial
Para a proprietária o espaço é o auge do luxo. Espaço baseado na ordem e na disciplina, que evita a abundância e se manifesta num exercício que valoriza o vazio como uma forma de riqueza espacial em que as pessoas são mais capazes de viver a vida ao máximo.
O diagnóstico
Ficou claro a partir da planta baixa em forma de U, com as suas pernas atarracadas, que o contorno da casa tinha um enorme potencial: a possibilidade de um único espaço livre e leve, sem necessidade de divisórias físicas. As curvas do U inevitavelmente reduziram a sensação de um “espaço único” e dotaram cada setor de uma “pequena intimidade”.
A proposta funcional e espacial
Com base nessa observação, a proposta procurou responder à seguinte pergunta: Como as diferentes zonas da casa podem ser ligadas para obter um único espaço e garantir a privacidade da área noturna? A ideia principal era projetar um espaço livre para que a proprietária pudesse mover-se livremente pela casa, garantindo a intimidade da área noturna. Este requisito contradizia a ideia de criar um espaço único, mas havia uma solução.
Um sistema de espaços consecutivos interconectados foi proposto. O apartamento seria organizado em torno de uma área central em que toda a vida da residência seria vivida. A interação entre essas duas ideias justapostas, um espaço livre e a preservação da intimidade, foi resolvida com a localização da casa de banho (chuveiro-closet).
A casa de banho (chuveiro-walk-in guarda-roupa) articula-se entre o quarto e o WC, resolve a interligação entre a zona social e a zona noturna, permitindo a função dupla da sanita (como sanita e casa de banho privada). A curva nma das pernas do U garante a intimidade do quarto sem a necessidade de uma porta.
Este layout funcional permite percorrer o guarda-roupa de forma circular, que fornece uma rota particular do quarto ao WC.
E uma porta de vidro entre o quarto e o closet (evitandoa saída do vapor de água), significa que o WC beneficia da luz natural do quarto.
A fim de obter um espaço interior tão amplo quanto possível, a cozinha foi projetada linearmente e equipada com muita capacidade de arrumação (5 metros de comprimento) com duas grandes aberturas ao longo do caminho: uma horizontal para a bancada, lava-loiças e fogão, e um vertical emoldurando a janela para o pátio interior. Uma das portas do armário da cozinha dá acesso a uma lavandaria.
O uso da cor também contribui para a configuração da cena. A unidade espacial foi reforçada com piso de madeira. As paredes e o teto constituem um suporte de tela branca para vários artefatos e obras de arte pré-colombianas, que quebram a rigidez da casa e lhe conferem personalidade.
O projeto superou as limitações existentes para revelar a alma do espaço e responder às aspirações dos seus habitantes da melhor forma possível.
Sobre o GokoStudio
O GokoStudio é uma empresa de arquitetos cuja metodologia se baseia na singularidade de cada projeto. Cada proposta é o resultado dos desafios aceites tendo como fio condutor a capacidade e vontade de encontrar a melhor resposta possível de acordo com as necessidades do espaço, do cliente e do seu contexto.